H1N1: Campanha de Vacinação é prorrogada até 29/6

20/06/2018 - 11:24
H1N1: Campanha de Vacinação é prorrogada até 29/6
Acessibilidade

A faixa etária foi ampliada para crianças até 9 anos e adultos a partir de 50 anos 

Quem faz parte do grupo prioritário e ainda não tomou a vacina da gripe, deve procurar a unidade básica de saúde até o dia 29 de junho, sexta-feira. Novamente a Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada por causa da baixa adesão, principalmente de gestantes e crianças da nossa cidade. O número de casos de H1N1 aumentou em 300% no Estado de São Paulo e o vírus pode levar à óbito, por isso é importante tomar a dose.

Todas as unidades básicas de saúde estão abastecidas para imunizar crianças de até 9 anos e adultos a partir de 50 anos. Também devem ser imunizados trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de professores das redes pública e privada. Para tomar a vacina, é necessário levar um documento com foto, o cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. A única contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo. 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Com fácil disseminação, é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes. 

----
Compartilhe nas redes sociais