Proerd forma estudantes das Escolas Astrogilda e Rosa Cirelli

21/08/2018 - 18:28
Proerd forma estudantes das Escolas Astrogilda e Rosa Cirelli
Acessibilidade

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação, numa ação conjunta com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, através da 3° CIA do 36° Batalhão de Embu das Artes, vem implantando nas escolas o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Em Embu das Artes, o programa atende estudantes do 5° ano e tem como objetivo sensibilizar crianças e adolescentes para conscientização de valores éticos e morais, bem como dizer não às drogas e à violência. As aulas são ministradas pelo Sargento Fábio, instrutor do projeto.

Assim sendo, a formatura dos estudantes das Escolas Municipais “Astrogilda de Abreu Sevilha” (Pq. Jane) e “Professora Rosa Cirelli Santos” (Jd. Santa Bárbara) foi realizada no dia 14/8, no Estádio Municipal Hermínio Espósito, com a presença do secretário municipal de Educação, Pedro Angelo, autoridades, estudantes e pais.

Saiba mais:

O Proerd surgiu a partir da experiência do programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), ou, traduzindo, Educação de Resistência ao Abuso de Drogas, criado pela polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, para educar crianças a resistirem às drogas e à violência em sua vida futura. Esse programa de prevenção às drogas, por meio da educação infantil, tornou-se uma ação nacional nos Estados Unidos, em 1987, e depois foi internacionalizado em dezenas de países desenvolvidos do mundo.

Em 1992, 22 policiais da Polícia Militar de São Paulo foram convidados pelo Departamento de Polícia de Los Angeles para fazer um treinamento com eles com a intenção de implantar esse programa nas escolas do estado de São Paulo, a exemplo do que já acontecia no Rio de Janeiro. Posteriormente, tal programa foi adequado à realidade brasileira e implantado pelos policiais brasileiros.

Colaborou Jessely Cardoso, estagiária

----
Compartilhe nas redes sociais