"É de responsabilidade do poder público oferecer práticas esportivas a todos e eu fico muito feliz em saber que Embu já adota esta prática". Foi com estas palavras que José Carlos Brunoro abriu sua palestra no lançamento da 1ª Conferência de Esporte e Lazer de Embu das Artes. Professor de Educação Física, especialista em gestão de esportes, ex-técnico de vôlei da Pirelli e da seleção brasileira, manager de Pedro Paulo Diniz, piloto de Fórmula 1, atualmente diretor de futebol do Pão de Açúcar Futebol Clube e dirigente esportivo, além de empresário, Brunoro também contou a sua trajetória profissional e acrescentou que "o nosso país precisa muito da contribuição de todos para melhorar e o esporte é uma alternativa de inclusão social que pode revelar muitos talentos".
No dia 29 de junho, no Ginásio Hermínio Espósito, centenas de pessoas de diversos segmentos esportivos e de lazer da cidade participaram da cerimônia de abertura da Conferência. Apresentações de capoeira, karatê, judô, dança do ventre, jazz, esportes radicais e o grupo da terceira idade, Batuca Lata, divertiram o público presente. O diretor de Esportes e Lazer de Embu, Geraldo Ferreira Pereira, falou sobre a responsabilidade de cada cidadão para que o Esporte esteja sempre nos quatro cantos da cidade.
Segundo a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rosimary Mendes de Matos, "as pessoas têm de participar para que juntos possamos implementar cada vez mais ações de lazer no nosso município". O secretário de Governo, Paulo Giannini, pediu que todos abraçassem o seu direito de cidadão e participassem efetivamente da elaboração de políticas públicas voltados para o segmento.
Também presente à cerimônia, o chefe de gabinete, Prefeito, apresentou os objetivos e os pontos de destaque do regulamento da Conferência. "Queremos que o Plano seja o resultado de uma discussão coletiva", enfatizou. Representando o poder Legislativo, o vereador Silvino disse que "estamos começando uma nova etapa do esporte em Embu".
Prestigiaram o evento, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Cleusa Gomes; Jairo Feitosa, subcomandante da Guarda Civil Municipal; Sérgio Paladini, diretor da DIVTRAN; Cida Giannini, coordenadora do CRI; os vereadores Manoel Raymundo e Paixão, o diretor de Cultura, César Domiciano, além de representantes de escolas do município, associações amigos de bairro, associações esportivas, secretarias de esporte de Embu-Guaçu e Santana de Parnaíba e a sociedade civil.