Desenvolvimento Social participa da reunião da Rede Metropolitana de Banco de Alimentos

08/03/2019 - 14:44
Desenvolvimento Social participa da reunião da Rede Metropolitana de Banco de Alimentos
Acessibilidade

A Secretaria de Desenvolvimento Social participou no dia 20/2, da primeira reunião ordinária da Rede Metropolitana de Bancos de São Paulo com o objetivo de manter um bom relacionamento com os Bancos de Alimentos da região, e fortalecer ainda mais o trabalho em Segurança Alimentar e Nutricional. 

 Durante a reunião foi discutido o funcionamento da Rede desde seu início, e quais soluções poderiam ser criadas para que a ela pudesse ter mais força e representatividade, tanto para arrecadar doações, quanto para relações intergovernamentais. E ficou decidido que a melhor forma de desenvolver um trabalho mais efetivo seria a divisão da Rede em comissões por municípios responsáveis.

 As comissões criadas foram: Captação de doações, cujos municípios participantes são Mauá, Osasco, e São Paulo; Inter relação governamental composta por Embu das Artes, São Bernardo do Campo, e São Paulo; e Técnica em Segurança Alimentar e Nutricional que tem como responsáveis as cidades de Diadema, Guarulhos, São Paulo, e Suzano.

 Desta forma, espera-se que a atuação dos Bancos de Alimentos seja mais forte, as doações de alimentos aumentem, e por consequência o Programa de Segurança Alimentar de nosso município possa ampliar suas ações de Educação Nutricional e Alimentar, bem como melhorar a qualidade, aumentar a quantidade e variedade de alimentos distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, aprimorando cada vez mais esta política pública.

 Os municípios que estiveram presentes foram Embu das Artes, Guarulhos, Mauá, Osasco, São Bernardo do Campo, São Paulo, e Suzano. Esta rede foi criada em dezembro de 2015, para fortalecer os Programas de Segurança Alimentar na região metropolitana de São Paulo, através da partilha de conhecimento e experiências, e do aprimoramento dos processos de arrecadação e distribuição de doações, visando aumentar a efetividade da redução do desperdício de alimentos e da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. 

----
Compartilhe nas redes sociais