Alunos da rede municipal de ensino de Embu das Artes visitaram na quinta-feira (25/4) o hangar do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe), que fica no aeroporto Campo de Marte, na zona Norte de São Paulo, para conhecer as atividades do helicóptero Águia da Polícia Militar.
Durante a visita, todos puderam entrar dentro da aeronave e tirar fotos, após caminharem pelo hangar da instituição, entrar na sala de rádio e conversarem como o sargento Augusto, que explicou as funções e o modo dessa operação aérea da PM, que atende aos mais diferentes chamados como: apoio a combate de incêndios urbanos e florestais, resgate de vítimas de acidentes, salvamento de moradores em risco em enchentes, apoio à Polícia terrestre na perseguição de bandidos e transporte de órgãos para transplante em pacientes.
Os três estudantes embuenses que estiveram no GRPAe são das escolas municipais “Amilton Suga Gallego” e “Antonia Augusta Delphina de Moraes” e foram alguns dos 10 melhores colocados na redação que produziram pelo Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. As aulas do Proerd foram ministradas em 2018 nas escolas municipais de Embu das Artes para alunos do 5º ano fundamental, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o 36º Batalhão da Polícia Militar, que fica no município.
Também participaram da visita, estudantes de outros de colégios públicos e particulares de Embu das Artes e de Taboão da Serra. Todos foram acompanhados pela supervisora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Rosa Maria Santos Domingues, e pelos militares cabo Pereira e major Moacyr do 36º Batalhão.
O cabo Pereira, que é que é instrutor do Proerd, falou que o objetivo da visita foi prestigiar as crianças e ensinar valores e boas maneiras, unindo escola, Polícia e família. “Queremos estimular elas ao estudo, mostrar que quem se dedica aumenta as chances de crescer e ter uma profissão e ainda incentivar aqueles que não estavam presentes a se espelharem no exemplo de que quem se esforça atinge seus objetivos”, disse Pereira.
Os estudantes José Lucas Castro Ferreira (E. M. Amilton), Micaeli Barreto de Carvalho Neves e Ana Paula Siqueira de Jesus (E. M. Delphina) se divertiram e tiraram fotos do local e nas aeronaves, mas também assimilaram bem os ensinamentos e valores repassados pelos policiais.
“Estava ansiosa por conhecer o helicóptero e o local é incrível”, disse Micaeli, 11 anos, que revelou o desejo de se tornar uma pilota de aeronave. Já Ana Paula, 11 anos, foi impactada por ver de perto um lugar tão interessante. “Adorei conhecer pessoas novas e ouvir os profissionais nos explicarem direitinho como trabalham, a complexidade das tarefas e como as realizam com tanto êxito”, contou ela, que pretende estudar e dar orgulho para seus pais. “Quero ser uma boa profissional, ter uma boa renda e, inspirada no que vi e ouvi hoje, ser igual a eles e fazer tudo com precisão. Quem sabe me torno uma policial?”, finalizou Ana Paula.
De volta a Embu das Artes, a turma ganhou um bônus no passeio e foram conhecer as novas instalações do 36º Batalhão, no Jd. Santa Bárbara, onde foi recepcionada pelos PMs da Alegria, dupla de palhaços que fazem parte da corporação e que contagiaram as crianças com suas brincadeiras e piadas.
No Proerd, as aulas possuem linguagem apropriada à faixa etária dos estudantes, visando ensiná-los a desenvolver habilidades para tomada de boas decisões e ajudá-los a conduzir suas vidas longe das drogas e da violência, respeitando a si e ao próximo.