Robson Miguez fará a exposição individual “Em Nome da Criança em Nome da Infância” em Embu das Artes a partir do dia 5/10 no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, mostrando 50 quadros de pintura a óleo sobre tela e 13 esculturas que expressam sua arte inspirada no lúdico infantil (como desenhos de crianças do jardim da infância), em elementos iconográficos do reino animal, em figuras pictóricas, no folclore, no cotidiano urbano, na sociedade moderna e no fantástico. A entrada é gratuita e a promoção do evento é da Secretaria Municipal de Cultura com curadoria de Paulo Dud.
E no domingo 6/10, às 15h, o artista participará da apresentação do grupo Bumba Meu Boi da Cidade de São Paulo, em frente ao local da mostra, e, em seguida, irá percorrer a Feira de Artes.
Não é a primeira vez que Miguez faz uma exibição no município. Em 2014, ele havia realizado a exposição “Em Nome da Criança 2” na E. M. Valdelice Prass, mostrando suas obras para cerca de 1.600 alunos.
Autodidata, Miguez começou a pintar no ano de 2003 em São Luis do Maranhão, após o poeta e curador Couto Corrêa Filho sugerir que passasse seus desenhos feitos com caneta esferográfica de quatro cores para as telas. Suas obras estão fortemente ligadas à sua cidade de origem e, sem uso de uma referência histórica ou estética, o artista apresenta um teor primitivo e pessoal em sua arte.
“No início eu não entendia muito o que fazia, era como se fosse uma coisa de criança e, embora meu trabalho seja voltado ao público infantil, qualquer adulto se atrai por ele, pois todos nós temos uma criança dentro de si”.
Miguez possui obras espalhadas em vários países da Europa, nos Estados Unidos e na Austrália e em alguns estados brasileiros. Além de artista plástico, é também escritor e educador, tendo publicado os livros Teatro do Absurdo (poesias), Faz de Conta (contos), Boca da Noite (trova) e Construção de Amigos, que participa junto com 50 autores, e que deverá ser lançado em breve. Já fez exposições coletivas e individuais em São Luís, sua terra natal, e em São Paulo (agora pela quinta vez), onde está radicado desde 2013. Doou sua primeira tela denominada “Alfabeto Egípcio” ao projeto Criança Esperança.
Em Nome da Criança em Nome da Infância, de Robson Miguez
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes)
Funcionamento: de segunda a sexta (9h às 21h) – sábado e domingo (9h às 18h)
Abertura: sábado 5/10, às 16h
Período: 5 a 13/10
Apresentação do Bumba Meu Boi da Cidade de São Paulo: domingo, 6/10, às 15h
Entrada gratuita
Mais informações: Tel. (11) 4781-4462