Embu das Artes participará mais uma vez do Revelando SP, que reúne neste ano cerca de 350 atrações de expressões culturais do estado de São Paulo, por meio da arte, artesanato, música, dança, gastronomia, entre outros, envolvendo mais de 120 cidades paulistas. O encontro será realizado de 13 a 17 de novembro no Parque da Água Branca, no município de São Paulo, com entrada gratuita.
O Revelando SP é o maior evento de cultura tradicional de São Paulo, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e produzido pela organização social Amigos da Arte, tornando-se mais acessível e sustentável em seu 22º ano consecutivo. Além de fortalecer e valorizar a cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP tem um alto potencial de geração de renda e de visibilidade para os artistas participantes. Em cinco dias, o público poderá conhecer e vivenciar a arte rica, diversa e de qualidade que é produzida em todos os cantos do estado.
Entre as novidades, haverá uma instalação cenográfica que levará o público a uma “viagem” pelo estado de São Paulo a bordo de um trem com janelas que projetam vídeos de paisagens e marcos de cada região. A atração oferecerá aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor as cidades dos artesãos e produtores que estarão expondo suas criações. A cenografia tem a assinatura do artista Zé Carratu, que já realizou projetos para televisão, cinema, teatro, shows e exposições, como Criança Esperança, abertura das Paralimpíadas e apresentações de artistas como Gal Costa e Chitãozinho & Xororó. O Revelando SP também se preparou para garantir um festival para todos, pois o evento será acessível a pessoas com deficiência física, visual e auditiva.
E com o objetivo de fomentar a economia criativa e oferecer oportunidades de crescimento e aprendizado aos participantes, o SEBRAE-SP realizará, em todos os dias do evento, palestras com especialistas sobre empreendedorismo, relacionamento com clientes, estratégias de marketing e orientações sobre crédito, nota fiscal e legislação.
De olho na programação
Na programação, haverão mais de 100 apresentações de grupos tradicionais de batuques, folias, jongos, congos, comunidades indígenas, irmandades religiosas, folclore, dança, violeiros, violas e fandangos. Entre as atrações, estão a “Folia de Reis Estrela da Guia” de Guararapes, a “Congada Preto e Branco” de Nazaré Paulista, e o “Fandango de Tamancos” de Itaoca, além de shows de Rolando Boldrin (13/11), Três é Bom (14/11), Demônios da Garoa (15/11), Matuto Moderno e Moda de Rock (16/11) e Renato Teixeira (17/11).
Na Estação Gastronomia e no Rancho dos Sabores, em estandes das cidades participantes, serão ofertadas degustação e venda de produtos caseiros, como geleias, pães, compotas e vinhos, e de pratos tradicionais da culinária paulista, como o “feijão tropeiro” de Bom Jesus dos Perdões e de Monteiro Lobato, a “galinhada de São Longuinho” de Guararema, a “polenta recheada com linguiça” de Bragança Paulista e o “bolinho de mandioca com recheio de camarão e carne seca” de Ubatuba.
Na Estação Artesanato, dezenas de artesãos de todas as regiões de São Paulo estarão apresentando e vendendo suas criações, como peças de arte, itens de decoração, acessórios, brinquedos e jogos. Entre os trabalhos apresentados, estarão os “Pássaros em Madeira” de Areias, “Arte em Ferro” de Carapicuíba, “Terços de Capiá” de Jacareí e “Bonecos de Tecido de Frei Galvão” de Guaratinguetá.
No Armazém, o público encontrará esculturas, produtos em barro e argila, quadros e móveis, entre eles, os “Barcos, Canoas e Remos Decorativos” de Caraguatatuba, “Artesanato Quilombola” de Eldorado, “Esculturas em Cerâmica de Argila e Terracota” de Embu das Artes e muito mais.
No espaço Aldeia terá bijuterias, chocalhos, chaveiros, canetas, ervas medicinais e uma variedade de artesanatos indígenas serão expostos e comercializados. Peruíbe trará “Bolsas de Palha e de Fibra de Coroá”, Osasco apresentará “ Bijuterias com Sementes e Penas” e Itaporanga exporá os “Filtros dos Sonhos”.
Veja aqui a programação completa
Serviço:
Revelando SP 2019
Datas: 13 a 17 de novembro
Horário: 10h às 20h
Local: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP)