Até o dia 10 de maio, ocorre a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Devem se vacinar crianças entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A vacina protege contra a gripe e pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar, por eliminação, eventuais casos da covid-19. Para tomar a dose, que está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Embu das Artes, é necessário levar um documento de identidade e o cartão do SUS.
Quem se vacinou contra o coronavírus, é necessário aguardar 14 dias para se vacinar contra a gripe. É recomendável que seja priorizada a vacina contra a covid-19. Quem estiver com febre, o ideal é esperar a melhora do quadro clínico. Em casos de covid-19, é necessário aguardar 28 dias após o início dos sintomas ou do exame positivo para pacientes assintomáticos.
A campanha prevê ainda mais duas fases até o dia 9 de julho para os seguintes grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. As datas serão divulgadas posteriormente.