A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no uso das atribuições legais e regulamentais que lhe são conferidas e no pleno exercício de sua competência para a deliberação e controle das Políticas Sociais; promoveu a elaboração do I Diagnóstico Socioterritorial do município de Embu das Artes.
O diagnóstico socioterritorial ora apresentado é o resultado do interesse da gestão do munícipio de Embu das Artes, que vislumbrou a importância de compilar informações sobre o desenvolvimento e aprimoramento da Política Municipal de Assistencia Social, no que diz respeito à rede de atendimento e indicadores sociais.
O presente diagnóstico apresenta a realidade do município e busca apoiar o planejamento estratégico para no próximo quadriênio, na elaboração do Plano Municipal de Assistência (PMAS), no período que compreende os anos de 2022 a 2025 e servirá como principal ferramenta de gestão às áreas técnicas da secretaria.
Cabe destacar que durante a execução do projeto, foram realizadas reuniões de planejamento e articulação, entre a Diretoria de Vigilância Socioassistencial em conjunto com os membros da Comissão de Acompanhamento do diagnóstico, demais diretorias da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretarias Municipal de Saúde, Educação, Planejamento, Habitação, Mulher, Conselhos Tutelares I e II, Delegacia da Mulher, Conselho Municipal de Assistencia Social, Organizações da Sociedade Civil Organizada e demais atores que compõem a rede de formulação, monitoramento e execução da política de assistência social, conferindo à sua elaboração um caráter construtivo e integrativo na concepção e estruturação das diretrizes para sua execução e finalização.
Os resultados deste projeto são apresentados em dois volumes:
Volume 01 – Diagnóstico Socioterritorial do município de Embu das Artes, esse volume contempla o Perfil Demográfico, Socioeconômico e as Estatísticas da rede socioassistencial; inclui todas as informações complementares para a análise da situação da Política da assistência social no município. Embu-das-Artes-Vol-1
Volume 02 – Pesquisa de Percepção dos Trabalhadores e dos Usuários da Assistencia Social, e inclui os resultados das Pesquisas de Percepção com os trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Social e com os usuários da assistência social, os quais avaliaram os serviços, as condições de trabalho, satisfação interna, comunicação, capacitações, formas de atendimento, estrutura física, entre outros temas. Embu-das-Artes-Vol-2
Com o presente diagnóstico, efetiva-se um compromisso com a política social moderna, comprometida com os mais vulneráveis da cidade. Este retrato possibilitará o planejamento de ações com vistas à emancipação de cada cidadão.