Com uma tradição de 81 anos, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em conjunto com o Governo de Embu das Artes, vai instalar um campus de graduação na cidade, como parte do Programa de Expansão das Universidades Federais (Reuni) pelo País.
Isso se deu por causa do forte empenho e envolvimento das regiões sul e sudoeste da Grande São Paulo na luta em prol da universidade, desde 2009. No ano seguinte, as obras foram iniciadas no Parque da Várzea do Rio Embu-mirim, local selecionado previamente. Porém, devido a liminar da justiça, promovida pelas entidades Associação Ibióca, Sociedade Ecológica Amigos de Embu e Associação Amigos de Bairro das Chácaras Bartira, os trabalhos foram paralisados. Apesar dos recursos apresentados na justiça e do licenciamento ambiental do Parque aprovado, o embargo continua.
Frente a essa situação, a Prefeitura destinou outra área para a implantação do campus (terreno em frente à sede da Prefeitura) foi objeto de emissão do Decreto de Utilidade Pública nº. 678/2013, em 31 de outubro de 2013. O estudo preliminar prevê um Centro Cultural na fachada frontal, defronte ao futuro parque linear, com teatro, cinema, galeria de arte e biblioteca. Nas áreas altas ficariam os pavilhões acadêmicos e administrativos. Estão previstos, inicialmente, cinco cursos de graduação nas áreas de Artes e Turismo, com oferta de 400 vagas anuais.
Unifesp pode funcionar no antigo Colégio Ecco
A articulação pelo campus no terreno em frente à sede da Prefeitura continua. O prefeito Chico Brito, que integra a Frente de Prefeitos para o Desenvolvimento da Unifesp, e a reitoria da instituição estão trabalhando pela liberação de recursos junto ao Ministério da Educação (MEC) para que todos os projetos sejam implantados, desde a compra do terreno até a instalação dos cursos. Enquanto a obra não fica pronta, estrategicamente, a Prefeitura de Embu das Artes arrematou em leilão o prédio do ex-colégio Ecco, na estrada Barcelona, 879, Chácara Ana Lúcia. O imóvel de 3 mil m² construídos em terreno de 35 mil m² foi destinado pelo prefeito Chico Brito para a instalação da Unifesp e os cursos de graduação poderão ser iniciados em 2015. A reitoria da instituição já realizou visita técnica no local e o laudo está sendo concluído.
Clique aqui para ver história do início da implantação da Unifesp até hoje.
Clique aqui para ver estudos preliminares da Unifesp do projeto do campus Embu das Artes.
Campus Avançado de Extensão
A Unifesp já marca presença na região com o Campus Avançado de Extensão, localizado no Complexo Educacional Professora Valdelice Aparecida de Medeiros Prass, no Parque Pirajuçara. De 2010 a 2014, foram atendidos mais de 1.600 estudantes em 85 cursos. Na unidade também funciona a Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), com atividades específicas para esse público.
Unidade Avançada de Extensão Universitária da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Embu das Artes:
Av. Aimará, s/nº – Pq. Pirajuçarara – Embu das Artes – CEP 06815-005
Telefone: (11) 4704-2484