Com programação no Centro Histórico da cidade e no Jardim Santa Tereza, a Prefeitura da Estância Turística de Embu espera receber cerca de 15 mil foliões para o Carnaval 2008: Embu é pura Feliz Cidade. A folia começa no dia 3 e vai até 5 de fevereiro, sempre das 14 às 22h, com desfiles de blocos carnavalescos e bailes animados por músicos da cidade. Para receber os foliões, a prefeitura montará nos dois locais infra-estrutura para acomodar 5 mil pessoas, como palco, banheiros, sonorização e iluminação. Os bailes são realizados ao ar livre.
Organizado há mais de 25 anos, o Carnaval de Embu ganhou força em 2001 e atrai mais foliões a cada ano. É uma festa tradicionalmente familiar, onde todos participam, das crianças às pessoas da terceira idade. Cerca de 30 funcionários de várias secretarias trabalharão na organização do evento
No período de carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a campanha contra as DST/Aids com o slogan "Aids comigo não, brinque à vontade, só não brinque com sua saúde", distribuindo 60 mil camisinhas e material informativo, mesma quantidade do carnaval do ano passado.
Confira a programação do Carnaval 2008:
Praça da Lagoa – Av. Elias Yazbek s/n
03/2 – Domingo
14h – Baile de Carnaval
04/2 – Segunda-feira
Das 14h às 22h – Baile de Carnaval
05/2 – Terça-feira
14h – Baile de Carnaval
A partir das 16h – Desfiles de blocos carnavalescos com: Teatro Popular Solano Trindade, Bloco Menino Arteiro, Bloco Arte Sem Fronteira, Bloco Unidos do Santa Tereza e Bloco do Barata
Jardim Santa Tereza – Rua Belgrado s/n
03/2 – Domingo
14h – Baile de Carnaval
A partir das 18h – Desfiles de blocos carnavalescos com Bloco Menino Arteiro e Bloco Unidos do Santa Tereza
04/2 – Segunda-feira
14h – Baile de Carnaval
A partir das 16h – Desfiles de blocos carnavalescos com: Teatro Popular Solano Trindade, Bloco Menino Arteiro e Bloco do Barata.
05/2 – Terça-feira
14h – Baile de Carnaval
21h – Apoteose do Bloco Unidos do Santa Tereza e do Bloco Arte Sem Fronteira
Blocos carnavalescos
Casa de Cultura Santa Tereza – Bloco Menino Arteiro
Fundada em 1996, possui um acervo de trabalho dos próprios alunos. Organiza eventos como feira de artes e saraus, além de desenvolver cursos gratuitos para a comunidade. Em 2001, fundou o Bloco Menino Arteiro, atualmente com 289 componentes. Desfilarão cerca de 300 componentes.
Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Arte Sem Fronteiras
Fundada em 2005, faz parte da Associação Internacional de Interesse à Humanidade do Jardins Emílio Carlos e Irene. Tem como finalidade promover a cultura do samba, abrindo espaço a pessoas de todas as faixas etárias. Ao todo, são 300 pessoas envolvidas diretas e indiretamente. Desfilarão cerca de 250 componentes.
Bloco Unidos do Santa Tereza
Fundado em 1975 sob o nome "Meninos da Bica", uma turma de jovens que se reunia aos finais de semana numa casa com uma bica para tocar samba. Tornou-se Unidos do Santa Tereza em 1985. Este ano, o enredo homenageará o artista Assis de Embu, falecido em outubro de 2006. Desfilarão cerca de 450 componentes.
Bloco do Barata
Atuante como bloco carnavalesco desde 1997, vai homenagear o próprio bloco que estará completando 10 anos de fundação este ano. A agremiação sairá com cerca de 200 componentes.
Teatro Popular Solano Trindade
Dirigido por Raquel Trindade, o Teatro Popular Solano Trindade foi fundado em 1975, após o falecimento do poeta Solano Trindade, em 1974, para preservar a Cultura Popular e a Cultura Negra. Este ano, apresentará o cortejo de afoxé. O afoxé é o momento em que as pessoas de candomblé pedem licença aos Orixás para saírem no Carnaval. Diferente do Maracatu que é matriarcado, as mulheres saem na frente, o afoxé é um patriarcado. Todos os homens de roupa branca, chapéu e turbante para os de cabelos rastafari. As mulheres de bata e saia branca com pano colorido nas costas. Com sede em Embu das Artes, o Teatro Popular tem seu trabalho voltado para as danças afro-brasileiras, como maracatu, coco, jongo mineiro, fluminense e da serrinha, samba de roda, samba lenço rural paulista, bumba-meu-boi, cafezal de Pernambuco e de São Paulo, lundu colonial e o movimento de dança dos orixás. Desfilarão com cerca de 150 componentes.