Concretização de um sonho: Inauguração da Capela de Adoração à Santa Cruz

30/04/2008 - 0:00
Concretização de um sonho: Inauguração da Capela de Adoração à Santa Cruz
Acessibilidade

"Um dos compromissos que assumi com a população de Embu no programa de governo em 2001 foi resgatar a Festa de Adoração à Santa Cruz. Ousamos sonhar e transformamos o sonho em realidade. Após oito anos da nossa administração municipal, vemos com orgulho que a Festa de Santa Cruz foi revigorada. Resgatamos a tradição folclórica de fé e religiosidade que envolve esta festa secular (iniciada com os jesuítas e os índios no século XVII), com o que é fundamental: o apoio das comunidades, a participação das entidades sociais e os esforços conjuntos do governo de Embu.

Um marco desse trabalho será a inauguração da Capela de Santa Cruz, que transforma em realidade o maior sonho do mestre Sakai e de todos os adoradores da Santa Cruz, no dia 16 de maio de 2008, às 18h30, à rua Rebolo Gonzáles, 185 – Vila Cercado Grande. Erguida junto ao Cruzeiro da Paz e ao Memorial Sakai (pontos turísticos ao lado do Centro Histórico de Embu), a capela é uma importante referência para manter e valorizar a cultura e a religiosidade locais.

Portanto, a Prefeitura de Embu tem a honra de convidar você e sua família para mais uma edição da Festa de Adoração à Santa Cruz. De 16 a 18 de maio, adoradores e festeiros demonstram sua fé e alegria, e o público tem à disposição música, dança, teatro e comidas típicas regionais. A entrada é franca.

Esta é mais uma conquista de todos nós, cidadãos e cidadãs de Embu. Participe!"

Prefeito Prefeito

Festa de Santa Cruz terá Almir Sater

A Festa de Adoração à Santa Cruz, em Embu das Artes, está entre as mais importantes manifestações folclóricas paulista e reúne milhares de devotos e festeiros. Com entrada franca, a mais antiga festa da cidade acontece de 16 a 18 de maio, no Cruzeiro da Paz, que fica junto ao Memorial Sakai, nas proximidades do centro histórico da cidade. Um grande show com o cantor Almir Sater encerra as apresentações do sábado (17/5), a partir das 20h. O evento mescla manifestações de fé, religiosidade e cultura viva por meio da música, dança, teatro e culinária relacionadas aos festejos iniciados pelos padres jesuítas a partir do século XVII. No ano passado a festa reuniu mais de 5 mil pessoas.

Este ano, a inauguração da Capela de Santa Cruz, no dia 16/5, às 18h30, no recinto externo do Memorial Sakai, realiza um sonho antigo de devotos e adoradores. A festividade tem início às 18h do dia 16/5, com uma procissão que vai do Centro Cultural Embu das Artes, no Largo 21 de Abril, até o Memorial Sakai, ao lado do Cruzeiro da Paz de Embu. A festa prossegue até 18 de maio, sempre a partir das 18 horas. A programação artística contará com outros nomes conhecidos da cultura de raiz, como o Teatro Popular Solano Trindade, comandado por Raquel Trindade.

Segundo historiadores como Moacir Faria Jordão, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, a formação de Embu só foi possível graças à Santa Cruz, uma vez que ao doar essas terras aos jesuítas da Companhia de Jesus, Fernão Dias e Catarina Camacho colocaram como condição para sua doação, em 1624, a devoção à Nossa Senhora do Rosário e a realização anual de uma festa em adoração à Cruz.

A festa sobreviveu e hoje retoma seu sentido inicial – ser uma manifestação de fé. Com o apoio da atual administração, foram resgatadas danças e cantigas tradicionais e formados novos grupos de dançarinos. Tudo feito com a participação da comunidade embuense e antigos festeiros.

Todas as atividades acontecem ao redor da cruz. Os festeiros rezam e beijam a Santa Cruz, acendem velas, cantam e dançam a dança do chimarrete em adoração à Santa Cruz. Na tradicional festa de Embu há a participação de famílias tradicionais, como as irmãs Cachoeira (dona Elísia, a mais antiga adoradora, faleceu no ano passado aos 98 anos de idade) que, inclusive, fazem a formação de jovens adoradores.

Mais sobre a Festa de Santa Cruz:

> Programação da Festa de Santa Cruz
> Atrações da Festa de Santa Cruz
> História da Festa de Santa Cruz

----
Compartilhe nas redes sociais