Jovino Gama

05/05/2008 - 0:00
Jovino Gama
Acessibilidade

A Prefeitura da Estância Turística de Embu,através da Secretaria de Turismo, convida para a exposição A Arte e a Vida reveladas pelas Mãos de Jovino Gama.

Jovino está fazendo o caminho inverso ao do pai, o lendário Mestre Gama que primeiro moldou imagens com o barro da olaria onde trabalhava, depois passou para a madeira. Jovino Gama sempre trabalhou com madeira e há três meses desenvolve seu trabalho em terracota, amassando e moldando o barro no Memorial Sakai do Embu. As imagens de São Francisco e São Pedro Arrependido que abrem este convite são suas mais recentes criações e estarão na mostra.

Escultor mineiro, da cidade de Laje de Muriaé, Jovino Gama chegou ao Embu com dez anos de idade, com o pai. Foi por influência do Mestre Gama que transformou-se num dos mais importantes escultores de madeira de Embu, trabalhando com cedro, mogno, canela, ipê e peroba. O artista tem mais três irmãos, todos escultores.

A paixão que herdou do pai, passada para filhos e netos, está sempre expressa em seus trabalhos com temas religiosos ou nas imagens que simbolizam a escravidão de negros, que revelam a ascendência e origem da família. Desde 1967, expõe seus trabalhos e tem participado de diversas mostras em inúmeras cidades brasileiras, no Japão e na França.

De 8 a 26 de maio • 2008
Abertura: 8 de maio, às 19h
Visitação: todos os dias, das 9 às 18h
Centro Cultural Embu das Artes • Sala Jaldo Jones
Largo 21 de Abril, 29 • Centro • Embu
Tel.: (11) 4781-4462 e 4241-5993

----
Compartilhe nas redes sociais