Agentes Comunitários de Saúde focam sexualidade

04/06/2008 - 0:00
Agentes Comunitários de Saúde focam sexualidade
Acessibilidade

Entre oito de maio e 20 de junho, às quartas, quintas e sextas-feiras, a Secretaria da Saúde de Embu está capacitando 74 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do município na oficina "Gravidez na Adolescência". A capacitação acontece no Parque do Lago Francisco Rizzo e visa enfrentar o alto índice de gravidez não planejada de adolescentes registrado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Aproximadamente 25% das grávidas estão na faixa etária dos 13 aos 19 anos.

A oficina é ministrada pela equipe do Projeto ECOS – Educação Contínua de Orientação Sexual, desenvolvido pela equipe de saúde do município desde 2001 e que já realizou trabalho de educação sexual nas escolas municipais e estaduais de Embu. Desde 2005, o Ecos investe na capacitação dos funcionários das UBSs para melhorar o atendimento às adolescentes.

O objetivo do curso é acabar com os tabus e preconceitos dos próprios agentes de saúde ao enfrentar o problema, auxiliando-os a transmitir aos adolescentes informações sobre saúde sexual. Para a Agente Comunitária Cleusa Gonçalves, "falar sobre sexualidade sem barreiras é difícil, e os agentes precisam de capacitação para conseguir abordar os adolescentes e fazer com que procurem as UBSs". Dessa forma, eles humanizam e sensibilizam o atendimento, diminuindo a vulnerabilidade da comunidade em que atuam e multiplicam as informações aprendidas na oficina.

Os ACSs descentralizam a atenção básica de saúde, trabalham com visitas residenciais, auxiliando, orientando e encaminhando as pessoas de maneira correta. Sendo assim, são ferramentas valiosas para dar orientação sexual aos adolescentes, informando-os que as unidades de saúde disponibilizam preservativos, testes de HIV e exames preventivos que são importantes para a manutenção da saúde sexual e planejamento familiar.

----
Compartilhe nas redes sociais