Embu apresenta a obra e os sons de Carlos Caçapava

09/09/2008 - 0:00
Embu apresenta a obra e os sons de Carlos Caçapava
Acessibilidade

A Prefeitura da Estância Turística de Embu, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, convida para a exposição inédita de Carlos Caçapava.

A exposição estará sediada de 13 a 30 de setembro, no Centro Cultural Embu das Artes, com instrumentos de percussão artesanais afro-brasileiro e indígenas, confeccionados pelo artista embuense de coração.

Quem desejar conhecer além da beleza a funcionalidade dos instrumentos, não deve perder o pocket show de Carlos Caçapava que marcará a abertura da exposição no dia 13 de setembro às 10h.

Nascido no Vale da Paraíba, interior de São Paulo em 1955, Carlos Caçapava tem se dedicado às artes há mais de 20 anos. Formado em percussão pela Universidade Livre de Música(ULM) desenvolveu sua habilidade artística e musical através de vários cursos. Desde 1977 integra o grupo de Raquel Trindade desenvolvendo projetos artísticos e de pesquisa relacionados à cultura negra. Ao longo se sua carreira de músico realizou diversas apresentações pelo Brasil. Em 2005, participou do Samba Zintrum, na  Landes Music Academy em Berlin.

"Para eu ser um músico completo senti necessidade de buscar a origem dos instrumentos de percussão, principalmente os afro-brasileiros e indígenas. Pesquisando essas informações consegui algo que vai além de uma simples fonte de renda, meus instrumentos são fontes de informações culturais da identidade nacional brasileira”, diz Caçapava.

Centro Cultural Embu das Artes
Visitação – todos os dias, das 9 às 18h
Largo 21 de Abril, 29 – Centro – Embu
Tel.: (11) 4781-4462 e 4241-5993

Exposição Isadora Prates Dias-Pinturas e Colagens

A Prefeitura da Estância Turística de Embu, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, convida para a exposição Isadora Prates Dias- Pinturas e Colagens.

Com pinturas e colagens espalhadas por vários países como Inglaterra, Itália, Moçambique, Alemanha, França e em vários Estados do Brasil, Dora Prates se situa como inserção numa onda em movimento.

Múltipla como sua arte, são vários os seus nomes, foi Evangelista em homenagem ao seu avô materno. Desta série data algumas obras que têm Hai-Kais como títulos não de forma funcional, do tipo, pinturas ilustrando poemas ou ao contrário, poemas descrevendo pinturas. Foram encontros entre a pintura de Evangelista ( hoje Dora Prates) com os Hai-Kais de Isadora Prates Dias. Isadora permite se nomear ou desnomear conforme a onda, o instante, a existência que se torna presente.

Ao reconhecermos em Dora Prates, um retorno a traços supostamente já conhecidos na história da pintura, ela não se move apenas em sí mesma (compreensão pictórica). Ela nos leva a apreensão de novos perceptos e novos afectos que constituem a compreensão não pictórica da própria pintura.
Devido, talvez, às suas múltiplas funções de Isa(dora) Prates Dias (Evangelista) , as linhas dos corpos em sua pintura nos levam a uma escritura própria do corpo da pintura na contemporâneidade que se faz “estilo” sob as mãos de Dora Prates.

Durante a abertura da exposição, acontecerá registro em vídeo e fotografia com depoimentos da artista plástica, dos artistas e público presentes por Maria dos Dias da Trindade , acompanhado de café da manhã.

De 13 a 30 de setembro de 2008
Abertura: 13 de setembro ás 10h
Visitação: Todos os dias das 9 às 18h
Centro Cultural Embu das Artes. Sala Josefina Azteca
Largo 21 de Abril, 29. Centro. Embu
Tel: (11) 4781-4462 e 4241-5993

----
Compartilhe nas redes sociais