Modernização: Prefeitura entrega tablets aos agentes comunitários de saúde

Daniela Karin
15/07/2022 - 11:22
Modernização: Prefeitura entrega tablets aos agentes comunitários de saúde

Na quinta-feira, 14/7, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Saúde, entregou tablets aos 128 agentes comunitários de saúde (ACS). O principal objetivo é informatizar o trabalho domiciliar, ganhar mais agilidade e eficiência nos relatórios e melhorar, ainda mais, o atendimento à população. Com o uso da nova tecnologia, todos os dados serão repassados ao Ministério da Saúde no mesmo dia de sua coleta.

Os agentes não terão mais necessidade de utilizar papel e consultar fichas , pois terão na palma da mão acesso a informações sobre a saúde do morador visitado. O sistema que será utilizado também prevê o envio de um alerta ao paciente sobre o dia de sua consulta, garantindo a sua presença na unidade e a redução no número de faltas.

Segundo o prefeito Ney Santos, trata-se de um momento histórico para a cidade e oficializado o uso dessa tecnologia, a ideia é expandir para outros segmentos. Ele reconheceu o trabalho dos agentes comunitários de saúde e manifestou o desejo de reformar todas as UBSs. A secretária de Saúde Thais Miana vê com otimismo essa modernização: “A saúde tá on! É mais praticidade para o profissional, tecnologia para a saúde e mais recursos para a cidade” – afirmou.

De forma simbólica, o prefeito fez a entrega do dispositivo a Maria de Fátima dos Santos, ACS há 20 anos da UBS Fátima. Além do aparelho, todos também receberam protetor solar. Para o manuseio do novo equipamento, os agentes participarão de treinamento. Acompanharam a cerimônia o vice-prefeito Hugo Prado, o vereador Betinho, representando a Câmara Municipal de Embu das Artes, e Henrique Marin da empresa SISS.