No domingo, 4/1, o Pão de Açúcar Esporte Clube/Embu (PAEC/Embu) fez sua estréia na 40ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, jogando contra o Maranhão. A partida, válida pelo grupo R da competição, foi disputada no Estádio Municipal Hermínio Espósito e contou com boa presença de público. Cerca de 1.500 pessoas acompanharam a primeira rodada do torneio no município, que também teve o confronto entre Goiás e Mirassol.
O PAEC/Embu, atual campeão paulista sub-17, sentiu a pressão da estréia e não conseguiu encaixar um bom jogo contra o Maranhão. A equipe visitante teve as melhores oportunidades de gol no primeiro tempo, exigindo grandes defesas do goleiro Carlão e demonstrando que ainda vai dar muito trabalho para os outros adversários dentro da chave.
A equipe do Pão de Açúcar tomava a iniciativa do jogo em alguns momentos, buscando o gol mas oferecendo o contra-ataque ao Maranhão. De tanto insistir, o time da casa abriu o marcador no finalzinho da primeira etapa com Guilherme, que encobriu o goleiro.
A partida se manteve igual no segundo tempo, com o PAEC/Embu errando muitos passes e o Maranhão desperdiçando os contra-ataques. E o jogo ficou nisso, um a zero para a equipe embuense. Para Vincenzo Roma, gerente de futebol da equipe, o nervosismo da estréia atrapalhou o desempenho do time, mas a vitória deve dar mais confiança aos garotos para a próxima rodada.
Goiás e Mirassol
O equilíbrio também foi a marca do jogo entre Goiás e Mirassol. O destaque do primeiro tempo foi o goleiro Roberto, da equipe esmeraldina, que fez pelo menos três grandes defesas e impediu que a equipe do interior paulista fosse para o intervalo em vantagem no placar.
O Mirassol voltou para o segundo tempo determinado a vencer a partida e foi pra cima do Goiás. Logo aos seis minutos, o atacante Paraíba recebeu lançamento pela esquerda, conduziu a bola para o meio, se livrou da marcação e bateu forte, da entrada da grande área, para fazer um a zero Mirassol, desta vez sem chance para o goleiro Roberto.
O Goiás não se entregou após sofrer o gol e foi atrás do resultado. Aos quatorze minutos, o garoto Johnathan, que havia entrado no intervalo, fez o gol de empate da equipe goiana. As grandes atuações dos goleiros dos dois times mantiveram o placar inalterado até o fim do jogo. Com o empate, o PAEC/Embu assumiu a liderança do grupo, com três pontos, em segundo lugar aparecem empatados Mirassol e Goiás, ambos com um ponto.
Prestigiaram a abertura da Copa São Paulo de Futebol Júnior o vice-prefeito Natinha, os secretários de Cultura, Esporte e Lazer, Paulo Oliveira; de Governo, Paulo Giannini; e de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Nelson Pedroso, além do comandante da Guarda Municipal Dirceu Alves. Todos os jogos da competição disputados em Embu terão a cobertura da Rede Gazeta de Televisão.
Patricio Andrés – Editor de Esportes da Rede Gazeta de Televisão