Prefeito quer resgatar cultura tradicional de Embu

13/01/2009 - 0:00
Prefeito quer resgatar cultura tradicional de Embu
Acessibilidade

O prefeito Prefeito esteve no domingo (11/01), em Atibaia, no II Revelando São Paulo Entre Serras e Águas. Sua principal atividade foi conhecer o estande de Embu das Artes, um dos mais visitados do evento. O prefeito conversou com artistas e artesãos embuenses e revelou um dos seus sonhos relacionados à cultura na cidade: "Eu quero desenvolver grupos de cultura popular em cada região da cidade. Meu sonho é ter um grupo de adoradores de Santa Cruz, por exemplo, em cada região, e todos esses grupos se reunirem na grande festa em maio", disse Prefeito que posou para fotos e conversou com visitantes admirados com as habilidades dos expositores da Terra das Artes.

Amante da arte e da cultura de nosso país, Prefeito afirmou que a cidade realizará ainda este ano um encontro dos municípios da Grande São Paulo que se formaram a partir dos Aldeamentos Catequéticos-Jesuíticos. "Como desdobramento desse evento, vamos nos preparar para sediarmos o Revelando São Paulo em nossa cidade", afirmou o prefeito. A construção do Cinturão Jesuítico, iniciada em 2007, é um projeto de Toninho Macedo, diretor da Abaçai Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, responsável pela produção do Revelando São Paulo, a grande vitrine das mais diversas manifestações da cultura tradicional do Estado de São Paulo.

A Festa de Santa Cruz, a mais antiga manifestação de religiosidade no Estado de São Paulo e do Brasil, é tradição popular há mais de quatro séculos no Embu. Desde o tempo dos jesuítas, que permaneceram na região entre 1554 e 1759, os índios dançavam em frente à Igreja do Rosário em devoção à santa. Outras manifestações tradicionais a serem resgatadas é a Catira, que era praticada no bairro da Ressaca há 30 anos, e o Mineiro Pau, desenvolvido pela família do Mestre Gama e seus filhos.

Além de Embu, participam do Cinturão Jesuítico: Bertioga, Carapicuíba, Cotia, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Santana de Parnaíba, São Miguel Paulista, Osasco, Itaquaquecetuba e Parelheiros.

Participaram do Revelando Atibaia os seguintes artistas e artesãos: Luzia Caetano (in memorian), Olavo Camps (pintura), Jovino Gama (escultura em madeira), Carlos Couza (escultura em mármore), Carlinhos Mendes (forjaria artística), Itamar Lucas (trançado em cipó) e Ademir José da Silva (escultura em cerâmica).

----
Compartilhe nas redes sociais