Fórum do Orçamento Participativo apresenta demandas pendentes a delegados

Fórum do Orçamento Participativo apresenta demandas pendentes a delegados
Acessibilidade

Centenas de pessoas participaram do Fórum do Orçamento Participativo no último sábado, 28/2, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu. Na ocasião, foram apresentadas 90 demandas pendentes de 2001 a 2008. Mais da metade delas já tem datas definidas para início e 35 vão para estudo de viabilidade, com acompanhamento do Conselho a ser formado nas próximas plenárias, que neste ano não levantará novas demandas.

Segundo o secretário de Participação Cidadã, Pedro Pontual, o Orçamento Participativo é uma prática de democratização da gestão e, embora esteja ligado a uma secretaria, é um projeto do governo como um todo. Pontual iniciou os trabalhos desejando “que esse dia seja de compromisso para iniciarmos um amplo processo de mobilização para os próximos encontros”.

O vice-prefeito e secretário de Assuntos Jurídicos, Natinha, lembrou que o OP é uma das paixões do prefeito Prefeito e que o ex-prefeito Prefeito fez muito bem em ter iniciado esta prática. “Agora o Pedro Pontual veio enriquecer e valorizar ainda mais esse canal direto com a sociedade”. Natinha afirmou, ainda, que o direito a informação está garantido no Art. 5º da Constituição Federal e encerrou: “O governo Prefeito continuará abrindo as portas para a população”.

O coordenador do OP, João Rodrigues, o Casquinha, conduziu os trabalhos e apresentou uma a uma as demandas ao público. As reivindicações mais solicitadas são as construções de creche, posto de saúde e área de lazer, além de canalizações e pavimentações, entre outras.

Ao contrário de muitos delegados, Cícera de Oliveira, da Região 9, orgulha-se em ser a única delegada a solicitar a recuperação da área e não a canalização do córrego das ruas Ponta Porã e Grécia, no Jardim Capuava. “O meu sonho é que seja feito o tratamento porque trata-se de um córrego de mina”. O secretário de Obras, Milton Oliveira, presente ao evento, prontamente se comprometeu a dar uma atenção especial ao caso e passará as informações à Secretaria de Desenvolvimento Urbano para fazer um estudo de viabilidade.

Também foi apresentada ao público, a equipe de Agentes de Participação Cidadã, com objetivo de divulgar informações sobre o OP nas regiões. Acompanharam o Fórum, os secretários Paulo Giannini (Governo), Cristina Santos (chefe de Gabinete), João Ramos (Meio Ambiente), Selma Fernandes (Assistência Social), Rosimary Matos (Educação), João de Barros (Comunicação), Paulo Oliveira (Cultura), Sandra Barbeiro (Saúde), Francisco Carlos Pereira (Trânsito e Transporte), João Honório (Pró-Habitação), os vereadores Silvino Bomfim, Ná, Júlio Campanha, Dra. Bete e João Leite, além de presidentes de associações de bairros e a sociedade civil.

Veja o calendário das plenárias e participe!

Região* Data Dia Local
11 – Santa Tereza 14/3 Sábado (14h) E.M. Jornalista José Ramos – Jd. Sta. Tereza
3 – São Marcos/Pirajuçara 14/3 Sábado (17h) E.M. Elza Marreiro Medina – Jd. dos Moraes
4 – Fátima 17/3 Terça (19h) E.M. Reynaldo Ramos – Jd. Ns.ª Sr.ª de Fátima
8 – Santa Emília 21/3 Sábado (14h) E.M. Paulo Freire – Jd. Sta. Emília
2 – Santo Eduardo 21/3 Sábado (17h) Ginásio de Esportes do Jd. Dom José
5 – Centro 24/3 Terça (19h) Centro Cultural
6 – Vista Alegre / Mimás 28/3 Sábado (14h) E.M. Janaína Agostinho
7 – Pinheirinho 4/4 Sábado (14h) E.M. Jequitibá
12 – Magali 4/4 Sábado (17h) E.E. Magali
1 – Vazame/Independência 18/4 Sábado (15h) E.M. Ypê – Jd. Vazame
10 – Casa Branca 18/4 Sábado (17h) Quadra do Jd. Casa Branca
9 – Itatuba 25/4 Sábado (14h) E.M. Mikio Umeda
13 – Ressaca 25/4 Sábado (17h) E.M. Ressaca
----
Compartilhe nas redes sociais