A Secretaria de Turismo administrando a organização do lixo no Centro Histórico da Cidade tem promovido encontros e reuniões no CAEX- Centro de Atendimento ao Expositor no Largo 21 de Abril com representantes de diversas Secretarias para juntos encontrarem caminhos e soluções para combater, a curto prazo e de forma eficaz, o problema do lixo no centro histórico expandido.
O resultado desse trabalho, que envolve as Secretarias do Turismo, Meio Ambiente, Participação Cidadã, de Obras, Serviços Urbanos, Saúde, Governo e GCM, estão sendo apresentados, dentre eles, campanhas educativas junto ao comércio do centro, com visitas e esclarecimentos sobre a coleta do lixo e a separação do material reciclável, ampliação e divulgação dos containeres existentes, adesivados com o tema Cidade Limpa e Organizada e a marca de governo, ampliação de horários de coleta, organização da coleta seletiva e de lixo úmido (orgânico) envolvendo a Coopermap, Catadores Autônomos e empresa coletora ENOB Ambiental, que irá também lavar, além das ruas e calçadas, o Largo 21 d Abril.