Exposição retrata a Festa de Santa Cruz de ontem e de hoje

12/05/2009 - 0:00
Exposição retrata a Festa de Santa Cruz de ontem e de hoje
Acessibilidade

Ouça chamada da Rádio Capital

Registros fotográficos da Festa de Santa Cruz realizada desde os tempos da Aldeia de M’Boy promovem um retorno às origens. Na exposição instalada no Centro Cultural Assis de Embu estão retratados grandes momentos dos festejos populares em Adoração à Santa Cruz através dos anos. Também estão expostos convites e cartazes antigos da festa, material que chamava a comunidade para participar desta que foi durante muitos anos uma das principais manifestações culturais da região. O andor com a imagem de Nossa Senhora do Rosário e estandartes que abrem caminho para a procissão estão em exibição, aguardando pela próxima saída, na próxima sexta-feira, 15/05, quando se encerra a mostra.

Paulo Oliveira, secretário de Cultura, esteve na abertura da exposição e recebeu visitantes. As fotografias mostram personagens da época da criação da festa e outros que mantêm a tradição até hoje, atrações convidadas e, no público, gente que construiu a história de Embu das Artes que se conhece atualmente. Entre os idealizadores retratados estão “Nhô Virgilio”, o primeiro rezador; Dona Elísia Cachoeira e a família; “Silvão” violeiro. Ali estão fotografias ainda em preto e branco, desses e de muitos membros da comunidade que todo ano realizavam o louvor, e que se tornou tradição.

Já os registros mais recentes mostram Dona Cidinha Carpi à frente das rezadeiras e Dona Noêmia Cachoeira liderando a Dança de Santa Cruz com participação do grupo da Melhor Idade do Centro de Referência do Idoso (CRI) de Embu. Há ainda fotos dos artistas plásticos Sakay, Tônia, Assis de Embu e outros do Movimento Artístico da década de 1960, grandes incentivadores da festa, além de representantes da música de raiz sertaneja, como Inezita Barroso, Almir Sater e Renato Teixeira.

----
Compartilhe nas redes sociais