A Prefeitura de Embu por meio da Secretaria de Turismo realizou nesta terça-feira, 12/5, uma avaliação para novos expositores da Feira de Arte e Artesanato da cidade.
Os candidatos passaram por rigorosa avaliação da Comissão Julgadora da Prefeitura, que levou em consideração a originalidade do trabalho, criatividade, técnica – onde e como a matéria-prima sofre a transformação – e produtos que não estejam sendo comercializados atualmente na Feira. De acordo com a comissão, eles buscaram expositores que ofereceram trabalhos diferentes dos comercializados atualmente. O secretário de Turismo, José Aparecido Silva (Ronaldo), acalmou os candidatos que foram avaliados pela primeira vez. “Esta é mais uma etapa que vocês vão enfrentar, mas fiquem tranqüilos que tudo vai dar certo”, disse ele.
Cerca de 450 pessoas se inscreveram (artesãos, ceramistas, artistas plásticos, pintores, entre outros), sendo que apenas 80 delas foram pré-selecionadas e avaliadas. Nós próximos dias serão divulgados os aprovados, sendo que 80% serão moradores de Embu e 20% de outras cidades obedecendo a uma regra do processo de seleção. A francesa e ceramista Beth S. Nicodeno, que mora há três anos no Brasil, no bairro Parque das Artes, em Embu, disse que ficou sabendo da seleção através de artesãos da cidade. “Vou à feira freqüentemente e gosto muito dela e esta é uma boa oportunidade de trabalhar profissionalmente como ceramista”, revela. Beth comentou que é formada em História da Arte e começou a gostar de cerâmica quando morou na Espanha, onde teve contato com uma artista que fazia este tipo de trabalho.
A tradicional Feira de Artes de Embu conta com uma grande variedade de produtos artesanais, obras de arte, artesanato, entre outros. Atualmente são 462 expositores divididos entre artesanato, artes plásticas, feira do verde, antiquários e alimentação. A feira recebe entre 15 e 20 mil visitantes por final de semana.
“Fiquei sabendo desta seleção pelos expositores, eu sou apaixonada pela Feira e gosto muito de pintura, tanto que já fiz alguns cursos de pintura e espero poder participar da Feira de Embu”.
Katia di Clemente, moradora do bairro Jardim Mascarenhas – Embu das Artes
“Há dois anos me convidaram para expor como visitante. Faço miniaturas de bicicletas artesanais e quero muito ser um expositor da Feira de Embu, além disto, vai ajudar no orçamento”.
Fernando França dos Santos, morador do bairro de Parelheiros – São Paulo