Adoradores de Santa Cruz, Renato Teixeira, Amigos Violeiros de Embu e grupos folclóricos fizeram três dias de programação cultural e reuniram sete mil pessoas da região e da capital
“Minha música tem grande identidade com manifestações populares como essa, que são alimento para o meu trabalho, pois provocam sentimentos muito profundos. Sem dúvida, a Festa de Santa Cruz do Embu é para mim uma inspiração”, disse o cantor Renato Teixeira sobre a satisfação de cantar na cidade novamente. O cantor e compositor participou da festa em 1994 e, esse ano, ao lado do forrozeiro Lino de França foram os destaques na Festa de Santa Cruz, atraindo público das cidades vizinhas e de vários bairros de São Paulo.
Danças e músicas folclóricas, manifestações de fé popular dos moradores de Embu fazem da Festa de Santa Cruz um evento anual de preservação da cultura tradicional na grande São Paulo. Na programação de três dias de celebração na capela do Cruzeiro da Paz, que este ano aconteceu de 15 a 17 de maio, a festividade reuniu público em torno do símbolo cristão. Festeiros e devotos de Embu-Guaçu, Cotia, Carapicuíba, Vargem Grande Paulista e Taboão da Serra participaram com grupos de adoradores e relembram as origens.
A programação teve ainda apresentações de grupos folclóricos de Adoradores da Santa Cruz de Carapicuíba, Folia de Reis (Embu), da Trança-Fita da Capela de São Pedro (Vargem Grande Paulista), da Folia de Reis do Lava Pé (Cotia), do Teatro Popular Solano Trindade (Embu) trazendo o Mulungu com a Dança de Bumbo, as danças do Samba-lenço e do Cafezal Paulista, além de várias duplas dos Amigos Violeiros de Embu (ASAVE), Edílio Reis e Franc, de Embu-Guaçu, e a Orquestra de Violeiros de Taboão da Serra. A decoração da capela e as comidas e bebidas típicas complementaram o ambiente de festa do interior, com a tradicional galinhada e da quirera com frango desfiado temperado com açafrão.
O prefeito Prefeito e o secretário de Cultura, Paulo Oliveira, receberam as personalidades que prestigiaram o evento, como o prefeito Clodoaldo Leite, e Zilda Martins, diretora de Cultura de Embu-Guaçu; Joilson Guespires, diretor de Cultura de Taboão da Serra e Edson Francisco Ribeiro, diretor de Cultura de Vargem Grande Paulista. “Desde 2001, o governo da cidade de Embu das Artes vem promovendo o resgate do caráter cultural dessa festa e está se tornando mais fiel às origens a cada ano. Depois de intensa pesquisa das características principais, esse costume resistiu graças ao povo de Embu e hoje é uma atração consolidada na grande São Paulo”, disse Prefeito.
O ex-prefeito Prefeito também compareceu. Ele falou da satisfação de ver o público festejando: “Hoje podemos comemorar a festa que nós resgatamos, considerando as tradições de quando foi criada, o que é muito bom para a cidade e ainda mais para a preservação da cultura local e regional”. Além dele, prestigiaram a festa os vereadores Ná, João Leite e Didi.
A festa desse ano homenageou dona Elísia Cachoeira, falecida em 2007, como fundadora do grupo de Adoradoras da Santa Cruz e que completaria 100 anos. Hoje, o grupo é liderado por sua filha Noemia Cachoeira e mais sete irmãs, levando a tradição às novas gerações como os grupos de jovens e de crianças que também se apresentaram.
Leia Mais:
Religiosidade e folclore na Festa de Santa Cruz
Cristiane Del Gaudio, Nadir Prado e Maria Regina Teixeira.