Há alguns anos era o cão que infectava o homem com a doença. Hoje é o morcego o maior perigo. Essa mudança no ciclo de contaminação da raiva esbarra na negligência da maioria das pessoas que mantêm um gato em casa. Sabe-se por pesquisa que o dono de cão é mais cuidadoso quanto a vacinas e tratamentos. No Embu, a castração de cães e gatos, selecionados por agentes comunitários do Programa Saúde da Família (PSF), na área de abrangência do Centro de Atenção à Saúde da Família (CASF) do Jardim São Luiz, realizada em 30/5, teve o objetivo de alertar a população de toda a cidade para a necessidade da posse responsável.
O mutirão de castração, que contou com a presença do prefeito Prefeito, demonstra a preocupação do Governo da Cidade de Embu das Artes com essa questão. E mais uma vez é valiosa a colaboração dos habitantes da cidade no cuidado com esses animais. Basta lembrar que a população animal cresce no mundo a passos largos e não é um problema só de Embu, que para ficar em dia com a castração teria de fazer o procedimento em 10% ou 5 mil cães e gatos por ano, segundo estimativa.
De acordo com o Instituto Pasteur, em São Paulo, responsável pelas estatísticas da raiva no Estado, o Embu tem um cão para sete habitantes e um gato a cada cinco. Marcelo Monteiro, veterinário responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses do Embu, alerta para a necessidade da castração. “O último caso de raiva humana no Estado de São Paulo foi por contaminação do gato que caçou o morcego. E o agravante é que os donos de gatos o negligenciam. O animal fica solto, tem fácil acesso à rua e é mais difícil de capturá-lo para vacinação e castração, enquanto o cão está no quintal”, diz.
A característica da espécie dificulta o controle da raiva no caso do bichano, mas na hora de fazer o censo da população de cães e gatos o caminho também é bastante trabalhoso. Os agentes responsáveis pelo censo visitam cada família para saber que animal possui, se fez ou não castração, se foi aplicada vacina, a faixa etária dos animais, para traçar o perfil da população animal e suas condições. O Embu já está fazendo esse trabalho para ter o seu próprio censo.