Circuito Paulista Taypa de Pilão

25/06/2009 - 0:00
Circuito Paulista Taypa de Pilão
Acessibilidade

Embu das Artes é uma das seis cidades que integram o Circuito Taypa de Pilão, lançado no dia 24/6, em evento realizado na Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo. As outras cidades participantes são Barueri, Carapicuíba, Cotia, Santana do Parnaíba e São Roque. Os roteiros de um dia já estão sendo comercializados pela Graffit Viagens e Turismo, com a proposta é divulgar a história do bandeirismo paulista, com visitas aos prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Partindo do tema histórico, os roteiros de um dia ganham mais atrações dependendo da região e do município. 

O Circuito Paulista Taypa de Pilão convida turistas para desbravar o interior do Estado e descobrir a verdadeira história de força, fé e coragem dos bandeirantes. Eles utilizavam as construções de taipa de pilão para o descanso nas caminhadas ao interior, com o fim de ocupar espaço e expandir o seu domínio. Embu faz parte do roteiro pelo seu conjunto jesuítico construído em 1690, um dos mais importantes do Estado, composto pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a residência dos padres. A arquitetura mostra o estilo barroco paulista, com imagens entalhadas em madeira e feitas de terracota, além de armações de roca, produzidos nos séculos 17 a 19. No programa, a Feira de Artes de Embu também mereceu destaque.

A Capela Nossa Senhora da Escada ou Capela da Aldeia de Barueri, a primeira de taipa de pilão do País, construída entre os séculos 16 e 17, mais a imagem da Nossa Senhora da Escada, de Barueri; a Aldeia de Carapicuíba, de 1580, a única das 12 aldeias de São Paulo de Piratininga que preserva suas características, mais a Festa de Santa Cruz, realizada há 300 anos em Carapicuíba; o Sítio do Mandu e o Sítio do Padre Inácio, do século 17, em Cotia; o Museu Casa de Anhanguera e a Casa de Cultura dos séculos 17 e 18 em Santana do Parnaíba; o Sítio Santo Antônio, maior casa bandeirista da região construída no século 17, de São Roque, são as principais atrações do roteiro.  

No lançamento do Taypa de Pilão compareceram representantes de todas as cidades envolvidas, do governo do Estado e de segmentos do turismo. Houve apresentação do Quinteto de Sopro de Embu, composto por músicos da Orquestra Municipal, performance da Companhia Parnaibana de Teatro, com atores vestidos de bandeirantes e nobres, e exposição de maquete das construções de taipa das cidades feita pela ceramista Célia Santiago, de Embu. As cidades também mostraram no coquetel suas especialidades gastronômicas, com destaque para o bolo de aipim (Embu), os antepastos e o vinho (São Roque), as geleias e o queijo (Cotia), a paçoca de carne-seca (Santana do Parnaíba), bolos, pães e patês de Carapicuíba e Barueri.

“Esse projeto vem sendo trabalhado há três anos e Embu participa desde o início. E essa é uma das muitas ações que podemos encaminhar junto com a Secretaria do Estado para desenvolver o turismo”, disse o secretário adjunto de Turismo de Embu, Fernando Couto Magalhães. Depois de lembrar que São Paulo recebeu 11 milhões de visitantes em 2008 e que continua sendo o maior emissor de turismo do País, o secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado, Claury Alves da Silva, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre Estado, municípios e entidades. “O turismo traz qualidade de vida para a população dos locais em que é desenvolvido”, disse. Para ele, o Circuito Paulista Taypa de Pilão despertará interesse nos turistas que visitam São Paulo e os que estarão na cidade na Copa do Mundo de Futebol de 2014. Cristina Oka, secretária de Turismo de Cotia, que falou do projeto em nome dos municípios, afirmou que o programa é uma conquista de muitas etapas. Lembrou Embu como antiga aldeia indígena e centro de arte. 

Pacotes e preço

De acordo com Carlos R. Silvério, da Graffit, já estão sendo comercializadas cinco versões de roteiros de um dia, mas a proposta é que no futuro eles incluam pernoite nas cidades participantes, movimentando assim também o setor hoteleiro. Os pacotes de um dia custam em média R$ 95, com saída do Largo do Arouche, em São Paulo, às 8 horas e retorno às 18 horas. Inclui almoço, ingresso para as atrações e serviço de bordo em ônibus equipado com ar-condicionado, além de guia turístico credenciado. Os participantes de até 11 anos pagam 50% do valor do pacote e há desconto de 10% para pessoas da terceira idade filiadas ao Clube da Terceira Idade. 

Há muitas razões para você se programar já e visitar as cidades, que além de suas riquezas históricas apresentam um atraente calendário de eventos. Embu – que faz parte de dois dos cinco pacotes, Carapicuíba–Embu (III) e Barueri–Embu (V) –  realiza o Arraial de Embu das Artes, nos fins de semana de 26 a 28/6 e de 3 a 5/7; Festival de Carros Antigos, dia 28/6; Exposição Alguns Contemporâneos, de 25/6 a 2/8; 1ª Copa Embu das Artes de Karatê Interestilos, 28/6, entre outros programas. Informe-se sobre mais eventos e atrações nos sites das cidades. O Circuito Paulista Taypa de Pilão será apresentado no 4º Salão de Turismo Roteiros do Brasil, a ser realizado no Anhembi, em São Paulo, SP, de 1º a 5 de julho. Mais informações e compra de pacotes na Graffit, telefone  (11) 5549-9569, site www.graffit.com.br.

----
Compartilhe nas redes sociais