As exposições visuais “Ocê Ano” e “Oceanos” acontecem simultaneamente a partir do dia 5/8 no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, homenageando a Década dos Oceanos (2021 – 2030) com um conjunto de pinturas, gravuras, objetos, fotografias, cerâmicas e instalações, intencionando despertar o indivíduo sobre a urgência de revertermos o ciclo de declínio da saúde dos oceanos e criarmos melhores condições para concretizar seu desenvolvimento sustentável.
Sobre as exposições
Sob a curadoria de Oscar D’Ambrosio, a exposição Ocê Ano, do Grupo Matilha, é integrada por 20 artistas e três críticos de arte e já foi apresentada nas cidades de Socorro, São Paulo e Catanduva. Em Embu das Artes, o projeto conta ainda com a participação de trabalhos de alunos de cinco escolas paulistanas, coordenados pela artista visual e professora, Debora Amaral. Já a exposição Oceanos conta com 21 artistas, tem a curadoria de Adriana Scartaris e Oscar D’Ambrosio e foi montada inicialmente em Ubatuba. Após passar por Embu das Artes, seguirá para São Paulo.
Os projetos buscam aproximar as pessoas da discussão e do entendimento da importância dos oceanos no equilíbrio da Terra, pois eles exercem uma grande influência no clima e nas condições meteorológicas, além de proporcionarem ainda que o planeta seja habitável e sustente a diversidade de vida e de ecossistemas.
As imagens suscitam questões referentes à biologia dos oceanos, seu meio ambiente e a diversas questões simbólicas e culturais. Enfocam a imensidão da água, amada, temida e venerada, sendo fonte de lendas e mistérios que envolvem o que está submerso.
Transformar a relação humana com os oceanos é imprescindível para a existência deles e da vida. Tanto que em 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou que a Década do Oceano fosse implementada com o objetivo de gerar ações a favor da saúde oceânica dentro de um contexto de desenvolvimento sustentável.
Serviço:
Exposições Ocê Ano e Oceanos
No Centro Cultural Mestre Assis – Largo 21 de Abril, 129, Centro, Embu das Artes
Período: 5/8 a 9/9
Horários: terça a domingo, das 8h às 17h
Informações: (11) 4781-4462
Gratuito
Programação 5/8
14h – Abertura, com apresentação da Banda Municipal
16h – Palestra “Oceanando Mundos”, com Oscar D’Ambrosio