Anúncio veiculado na Rádio Capital:
O primeiro final de semana do 7º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes teve muito sol e gente de todas as idades prestigiando a diversidade de espécies e as atrações da programação. Na abertura do evento, na manhã de sábado, 26/09, o prefeito Prefeito deu as boas-vindas aos visitantes e ressaltou a importância do potencial produtor e da contribuição da colônia japonesa para o desenvolvimento da cidade. A Banda Municipal animou o ambiente e o espaço de exposições do Parque do Lago Francisco Rizzo logo ficou repleto de visitantes.
A cada ano o Festival tem um tema e, nesta edição, a homenagem é para os 40 anos da Feira de Embu das Artes. Entre as atividades comemorativas estão o estande “Arte ao vivo”, onde artistas e artesãos trabalham em um ateliê ao ar livre, e uma réplica do Coreto do Largo 21 de Abril.
Outras referências ao contexto artístico da cidade estão representados no estande de paisagismo, já na recepção do espaço de exposições. Painéis pintados à mão remetem ao tempo em que o movimento artístico começou a se formar no entorno do Museu Jesuíta de Arte Sacra. Peças de diversos estilos completam o cenário.
A programação cultural também traz atrações folclóricas que lembram a origem de Embu das Artes e outras mostram a influência japonesa na localidade. No sábado aconteceram apresentações do Teatro de Sombras japonês e a Dança do Jongo. Entre os destaques do domingo estiveram a Dança do Café e o grupo Himawari. A programação inclui ainda oficinas de origami, flores de papel, ikebana e cultivo de orquídeas. O Festival também oferece opções de gastronomia japonesa e quitutes à brasileira.
O Festival de Flores e Plantas de Embu é uma iniciativa das Secretarias de Turismo, de Meio-Ambiente e de Cultura, juntamente com a Associação dos Produtores Rurais de Embu, representada por Guaci Toshiaki Kagawa, e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços, tendo Paulo Ayres como representante. A realização do Festival teve, pela primeira vez, o patrocínio do Ministério do Turismo, o que permitiu oferecer melhores condições estruturais aos expositores e de serviços aos visitantes.
No próximo final de semana, dias 3 e 4/09, a exposição segue com vendas e atrações culturais, no Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 320 – Centro de Embu), das 9h às 18h.