Feira de Móveis Artesanais tem boa expectativa de público

27/10/2009 - 0:00
Feira de Móveis Artesanais tem boa expectativa de público
Acessibilidade

Na sexta-feira, 24, foi a aberta a 1ª Feira de Móveis Artesanais de Embu das Artes com solenidade reunindo a Associação dos Moveleiros de Embu (Amembu), autoridades e representantes da imprensa da região. Mais de 30 lojas montaram estandes no espaço de exposições do Parque do Lago Francisco Rizzo para apresentar a diversidade da produção local nos estilos colonial, decapê e provençal. O evento terá continuidade nos dias 30, 31 de outubro e 01 de novembro e a expectativa dos organizadores é de atrair grande número de visitantes interessados na produção mobiliária diferenciada.

O prefeito Prefeito deu as boas-vindas aos expositores e falou da satisfação em realizar um anseio antigo dos produtores de móveis, como importante mercado característico de Embu há mais de 40 anos. Ele ressaltou que a organização dos fabricantes pela Amembu, há pouco mais de um ano, tornou o segmento mais fortalecido, o que contribuiu para a realização da Feira de Móveis Artesanais e pode trazer ainda mais benefícios. Como secretário de Turismo, José Aparecido da Silva falou do empenho de toda a administração em buscar condições para que a Feira seja “a primeira de muitas que alcançarão o sucesso”.

Parceiro na empreitada, o escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) foi representado pelo gerente regional Mauro Quereza. Também presente na abertura do evento, o ex-prefeito e incentivador da Amembu, Prefeito, lembrou a importância das lojas tradicionais, já conhecidas dos turistas, e que hoje têm preços mais acessíveis também para os moradores da cidade. Entre as autoridades presentes destacavam-se o vice-prefeito Nataniel Carvalho, vereadores Silvino, Ná e Julio Campanha, e secretários municipais.

“Móveis para toda a vida”

Com esse lema, a 1ª Feira de Móveis Artesanais concentra as lojas mais características com produção de mobília em madeira maciça. Os expositores organizaram ambientes decorados, mostrando as várias formas de unir conforto e durabilidade. Um dos lojistas mais criativos é Abelcio José de Oliveira, que juntou elementos de uma antiga mercearia para apresentar os armários no estilo farmácia, com prateleiras e vitrines. O ambiente reproduz o balcão de uma venda, com silos de milho e outros objetos usados nos estabelecimentos comerciais do interior do Brasil. Pela sugestão de decoração, esse ambiente pode ser remontado em casas de campo ou mesmo nas residências.

Na Feira também se podem encontrar mesas, cadeiras, móveis de quarto e sala, além de tapetes, luminárias e outros artigos de decoração. Grande parte das peças são exclusivas e os fabricantes também aceitam encomendas. Segundo o presidente da Amembu, Paulo Sasso, os lojistas se dedicaram a mostrar o melhor de sua produção. A expectativa é de que esse ano o evento se consolide e que já na próxima montagem, em 2010, a Feira de Móveis Artesanais chegue ao número de 50 expositores.

A homenagem aos 40 anos da Feira de Artes está registrada no evento com o estande “Arte ao Vivo”, onde os artistas e artesãos trabalham peças em ateliês ao ar livre, próximo à réplica do coreto central de Embu. Completam a estrutura da Feira o restaurante em sistema self service, parque infantil e estacionamento grátis.

----
Compartilhe nas redes sociais