No dia 16 de outubro, Embu das Artes comemorou o dia Dia Mundial da Alimentação. Ela coroou uma semana em que o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA – e a Prefeitura de Embu realizaram diversas atividades e chamaram à atenção para a importância da Segurança Alimentar e Nutricional no município.
O evento começou com uma palestra no Centro Cultural, abordando o papel do COMSEA e as leis vigentes no país sobre Segurança Alimentar e Nutricional. O público teve acesso às ações em Segurança Alimentar desenvolvidas no município. No final, houve um debate sobre temas como: os impactos da monocultura, agrotóxicos, adubos químicos e os transgênicos em nossa saúde; o papel da Agricultura Familiar na alimentação do brasileiro e a necessidade da Segurança Alimentar e Nutricional ser considerada uma política pública no município. Os bairros Vista Alegre, Jardim Santa Emília e Jardim Júlia foram contemplados com palestras e oficinas sobre Alimentação Saudável, Aproveitamento Integral e Agricultura Urbana.
Além destas atividades, no Pátio da Prefeitura, na Praça 21 de Abril e no Centro Histórico, três tendas educativas e de atendimento receberam os visitantes para esclarecimentos sobre diversas temáticas de Segurança Alimentar: Orientações nutricionais com foco no sobrepeso, obesidade, hipertensão, diabetes e hábitos alimentares saudáveis Alimentação, Agricultura Urbana e Orgânica e Aproveitamento Integral de Alimentos. A população teve a oportunidade de verificar o IMC – Índice de Massa Corporal –, a Pressão Arterial, receber atendimento nutricional e conhecer um pouco mais sobre o projeto de Agricultura Urbana Colhendo Sustentabilidade, além de obter informações sobre o Núcleo de Consumo de Alimentos Orgânicos – PLANTEMBU. Quem quis, saboreou as deliciosas receitas de aproveitamento integral de alimentos, produzidos na Cozinha Experimental do Banco de Alimentos
Cerca de 800 pessoas participaram das atividades da Semana Mundial de Alimentação, sendo que 400 delas passaram por uma avaliação nutricional e mais de 100 participaram de palestras e oficinas.