No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Secretaria da Mulher de Embu das Artes completou 5 anos de existência – período que realizou cerca de 70 mil atendimentos – e promoveu um evento em sua sede, reunindo inúmeros representantes de órgãos que atuam no acolhimento, orientação, encaminhamento, bem-estar e proteção de mulheres que se encontram vulneráveis socialmente ou sujeitas à violência, como a Delegacia da Mulher, Delegacia Seccional, secretarias municipais (Desenvolvimento Social – Saúde -Trabalho e Emprego) e o Centro de Convivência do Idoso ligada a Esportes e Lazer.
Mais que uma data, o 8/3 é um marco para a conscientização das demandas e condições femininas e o encontro desses agentes públicos essenciais que atuam, muitas vezes, em conjunto no atendimento às mulheres do município, mostra que houve avanços, mas que existem muitos passos a percorrer nesse tema.
“Por que precisamos de uma Delegacia da Mulher? Porque ainda morrem 4 mulheres por dia no Brasil e somos o 5º país que mais mata no mundo”, manifestou Fernanda Rosário, secretária da Mulher de Embu das Artes, que cobrou uma maior participação de mulheres no âmbito profissional e no meio político para acelerar as mudanças necessárias. “Quem vai criar políticas públicas e fazer as coisas acontecerem são as mulheres que ficam nas filas das unidades de saúde, nos Cras e nos equipamentos públicos em geral, para entrar pra história e proporcionar um futuro melhor para suas filhas e netas”, clamou a secretária.
Delegada da Mulher no município, Dra. Flora revelou seu amor pelo cargo e de estar a serviço da mulher, sempre com a disposição em ocupar o mesmo espaço dos homens como forma de firmar a igualdade de gênero na profissão. “Devemos refletir o que conquistamos e o que podemos avançar ainda mais”, enfatizou.
Prestigiando o evento, a deputada federal Ely Santos apontou que há apenas 92 mulheres num universo de 513 deputados no Congresso Nacional. “Isso mostra o quanto é importante ampliarmos esses números para alcançarmos com rapidez e efetividade os nossos direitos e o respeito”, declarou.
Já o vice-prefeito de Embu das Artes, Hugo Prado, destacou a criação de políticas públicas com a união de outros órgãos, para melhorar a vida das mulheres, e cobrou o respeito a elas e aos seus direitos. “Devemos sempre honrar as mulheres, que possuem seu valor e sua força, e que nunca devem aceitar menos do que merecem”, exaltou o vice-prefeito.
Demais presentes: Banda Municipal, delegado Helio Bressan (Seccional de Taboão da Serra), secretários municipais, vereadores e Miss Melhor Idade Embu das Artes.
Galeria:
Fotos: Bruno Albarello