Para celebrar o Dia Internacional do Consumidor, o Procon Embu está promovendo diversas iniciativas para o consumo consciente e, acima de tudo, seguro. A primeira delas foi a distribuição do Código de Defesa do Consumidor para todas as pessoas atendidas nesta segunda-feira (15). Também, no decorrer da semana, haverá palestras sobre direitos básicos do consumidor que têm o objetivo de orientar as pessoas a consumir de forma consciente. Confira as datas e locais:
17/03 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Suzano Celulose
Público: Jovens do projeto Formar, trabalho de responsabilidade social que a empresa desenvolve.
18/03 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: E. M. Antonia Augusta Delphina de Moraes
Público: Alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e MOVA (Movimento de Alfabetização de Adultos).
20/03 (sábado)
Horário: 10h
Local Escola Estadual Hugo Carotini – Jd. Tomé
Público: aberto à comunidade.
Projeto iniciado em março de 2009, o Procon Itinerante tem o objetivo de conscientizar o consumidor sobre seus direitos e fazer atendimentos ao público. Ao longo do ano foram mais de 30 palestras cujas participações somaram 1.480 pessoas. Além das palestras, o Procon Embu promoveu ações em feiras livres, cursos, encontros e seminários.
O resultado desse processo é que, em 2009, dos 3.346 casos, 2.041 foram solucionados. Foram realizadas mais de 1200 audiências de conciliação e mais de 8 mil atendimentos.
Segundo a coordenadora do Procon Embu, Silmara Bergamini, esses números vêm aumentando à medida que o consumidor fica mais consciente de seus direitos.
Veja algumas dicas de como ser um consumidor consciente:
1 – Pesquisar preços antes de comprar;
2 – Usar o poder de barganha (pechinchar);
3 – Consumir por real necessidade dentro das possibilidades financeiras;
5 – Consumidor consciente é aquele que respeita o meio ambiente.
Qualquer dúvida sobre seus direitos basta procurar a unidade do Procon Embu que fica na sede da Prefeitura (r. Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 – Centro – de segunda à sexta-feira das 8h30 às 16h30. Fone: (11) 4785-3568/ 4785-3569).