Dando continuidade à gestão democrática do Governo da Cidade de Embu das Artes, no sábado, 8 de maio, foi realizada mais uma edição das Plenárias do Orçamento Participativo (OP) 2010. Desta vez, foram os moradores da região 6 (Jardins Vista Alegre e Mimás) que tiveram oportunidade de eleger as três principais demandas e os representantes de cada bairro. Realizado na Escola Municipal Janaina Agostinho de Oliveira, o evento contou com a participação de mais de 80 pessoas. Para responder às questões, além do prefeito Prefeito, estavam presentes os secretários Milton Oliveira (Obras, Edificações e Orientação Urbana), Francisco Carlos Pereira (Trânsito e Transporte), Nelson Pedroso (Serviços Urbanos), Rosimary Mendes de Matos (Educação), João Honório (Pró-Habitação), representantes das secretarias de Saúde e de Assistência Social e o vereador João Leite.
Pedro Pontual, secretário de Participação Cidadão, deu boas-vindas ao público. “Este é um momento bastante importante para a nossa cidade. É um momento de decidirmos juntos o que vamos fazer em 2011” – declarou. Em seguida, o coordenador do OP, João Rodrigues (Casquinha) explicou a dinâmica da plenária, apresentou os agentes de participação cidadã e as ações que estão sendo realizadas nas regiões este ano. O vídeo institucional do governo, com o balanço de 2009, também foi apresentado.
A rua Servidão foi um dos assuntos mais comentados pelo público, seguido de placas de identificação do bairro, abrigo de ônibus, tela na passarela da BR 116, viaduto interligando os bairros e outros temas. Segundo o prefeito, as obras da rua Servidão já começaram. “Nós não estamos de braços cruzados. Urbanizamos o Castilho, o Galpão do Jardim Sílvia, o Valo Verde e vamos urbanizar esta área também” – disse Prefeito, que também ressaltou a participação popular nas plenárias tanto para criticar quanto para elogiar o governo. Ainda em seu pronunciamento, o prefeito disse que a Secretaria de Trânsito e Transporte está fazendo um levantamento de quantos abrigos e placas de identificação são necessários para a cidade toda. A questão do viaduto também foi respondida: “É uma reivindicação antiga e o projeto está com a OHL, concessionária da BR 116” – afirmou Prefeito.
As três prioridades mais votadas para as regiões foram: construção de uma creche; cobertura da quadra, colocação de toldo na entrada e ampliação da E.M. Janaina Agostinho de Oliveira; e a canalização do rio e o asfalto da rua Peru. Além disso, atendendo a uma antiga demanda dos moradores, o governo municipal está construindo uma unidade de saúde no Jardim Mimás e já reformou a do Jardim Vista Alegre. O programa de melhoria habitacional Meu Bairro Mais Bonito, que coloriu as casas do Jardim Mimás, foi bastante elogiado pelo público.
Jardim Mimás (Ana Lucia Lopes de Sá, Leonardo Da Silva Pereira, Antonio Paulino da Silva, Edmar Mendes de Matos, Antonio Jorge de Oliveira e Avany Barbosa dos Santos
Jardim Vista Alegre (Maria Antonieta Nascimento, Manuel Messias Santiago Caiado e
Genivaldo Ferreira de Santana)
Próximos encontros:
11/05 – 19h – região 19 (Pirajuçara) – Centro Cultural Valdelice Prass
13/05 – 19h – região 14 (Santa Clara) – Escola Municipal Irmã Maria Iluminata
15/05 – 16h – região 10 (Casa Branca) – Escola Municipal Inês Cardoso da Silva
18/05 – 19h – região 11 (Santa Tereza) – Escola Municipal Jornalista José Ramos
20/05 – 19h – região 17 (Oliveiras) – Creche Betel
22/05 – 16h – região 3 (São Marcos) – Escola Municipal Elza Marreiro Medina
25/05 – 19h – região 8 (Santa Emília) – Escola Municipal Professor Paulo Freire
27/05 – 19h – região 18 (Castilho) – Escola Municipal Jatobá
29/05 – 16h – região 7 (Pinheirinho) – Escola Municipal Jequitibá
01/06 – 19h – Região 12 (Magali) – Escola Municipal Magali
08/06 – 19h – região 13 (Ressaca) – Escola Municipal Elydia Scopel Cremonezzi
10/06 – 19h – região 9 (Itatuba) – Escola Municipal Mikio Umeda
12/06 – 16h – região 15 (Engenho Velho) – Escola Municipal Iodoque Rosa
15/06 – 19h – região 4 (Fátima) – Escola Municipal Reynaldo Ramos da Gama
19/06 – 16h – região 20 (Ângela/Batista) – Escola Estadual Jardim da Luz