De 12 a 20 de junho, com telão da Copa, no dia 20, em Embu das Artes
O Festival de Cultura Japonesa de Embu das Artes, com exposição nikkei de arte craft, culto a antepassados, cerimônia de celebração a Buda e o Animaembu Nippon Matsuri – que neste ano continua com a sua proposta de nezasu (enraizar) e tem como tema kawaii (bonitinha) -, será realizado em dois fins de semana de junho, dias 12 e 13, 19 e 20. O festival fez tanto sucesso no ano passado, quando foi visitado, em apenas dois dias, por mais de 20 mil pessoas, que cresceu e tem muito mais atrações nesta segunda edição.
O Governo de Embu das Artes realiza o Festival de Cultura Japonesa com o objetivo de resgatar a história da região e comemorar a imigração japonesa, que teve início no Brasil com a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908, depois de acordo migratório assinado entre Brasil e Japão. O navio saiu do porto de Kobe, com 781 imigrantes japoneses e outros 12 passageiros, chegando ao País 52 dias depois. Os japoneses que chegaram à região de Embu se destacaram na agricultura e seus descendentes constituem uma importante comunidade no município, contribuindo para o seu desenvolvimento.
No Animaembu, que faz parte das comemorações da imigração japonesa, estão reunidas diversas atrações, que ajudam a trazer para Embu das Artes um pouco do Japão. O Animaembu, com música, dança, gastronomia e mangás, é uma oportunidade para conhecer, rever, se envolver e participar da cultura oriental.
Nos dias 12 e 13, das 10 às 19 horas, haverá exposição de orquídeas e bromélias, com oficinas, venda de flores, produtos típicos e de ânime, incluindo revistas, mangás, pôsteres, além de comidas típicas Todos poderão participar ainda de concursos e torneios de videogame, animekê, cosplay e card game. Algumas atrações: danças, kagura (teatro tradicional), desfile de moda, taikô, bom-odori (festival de tradição budista), artes marciais, bandas de jpop e jrock, kawaii, pump (máquina de dança) e arco-e-flecha (instrumento criado por orientais).
A programação continua nos dias 19 e 20 de junho, com mais dança, teatro, desfile, shows musicais e comidas típicas. Nesta data ocorrerão concursos de desenhos infantis e ilustração mangá, oficinas de bambu, bonsai, card game, ikebana, origami, RPG, shodo, oshibana, soroban e mangá. O Animaembu também terá exposição de fotos de acervos das famílias japonesas e TELÃO DA COPA, para ver, no dia 20 de junho, às 15h30, Brasil X Costa do Marfim.
Além de tudo isso, no local do evento – Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 300, na entrada da cidade, BR 116, km 282) – há espaço para lazer, com lago e equipamentos. A entrada gratuita.
O AnimaEmbu 2010 terá Exposição de Fanzines e Concurso de Ilustração Mangá, cujas inscrições estão abertas, e ainda Concurso de Pintura Infantil, que vem sendo realizado nas escolas de Embu para seleção durante o festival.
O AnimaEmbu é realizado pelo Governo da Cidade de Embu das Artes e Instituto Cultural Multiparticipação ( Jump), com apoio da Associação Embu-Hino, Associação Comercial, Industrial e de Serviço de Embu e Caixa Econômica Federal. Mais informações por tel./fax 4704-4636, 4781-1044 ramal 38.
11 de junho – 19h30
Abertura da 2a. Exposição Nikkei de Arte Craft
Visitas: diariamente, das 9 ás 17h, até 20/6
Local: Centro Cultural Mestre Assis de Embu
Largo 21 de Abril, 29, Centro
12 de junho, 14 h
Culto “Wakaba Matsuri”, de celebração ao nascimento de Buda
Local: Templo Dion-In
Rua Professor Mário Osassa, 1149 (fim da rua), Jardim Magali
13 de junho, 10 h
Culto ecumênico em homenagem aos antepassados
A cerimônia será realizada pela 52o. vez, no memorial junto do Jazigo Funerário
Local: Cemitério do Rosário
Avenida Elias Yazbek, 1713, Centro
AnimaEmbu Nippon Matsuri
12, 13, 19 e 20 de junho
Nezasu (enraizar) e kawaii (fofinho)
Local: Parque do Lago Francisco Rizzo – Rua Alberto Giosa, 300, Centro
Mais informações sobre o Festival de Cultura Japonesa pelos telefones 11 4785-3562 (Secretaria de Cultura) e 4704-4636 (Instituto Jump – Animaembu).