Os bairros São Marcos, Chácara Caxingui, Parque das Chácaras, Vila Rose, Jardim São Francisco, Jardim do Colégio, Jardim São Marcos e Jardim dos Moraes, que integram a região 3, realizaram no sábado, 22/5, na Escola Municipal Elza Marreiro, a plenária do Orçamento Participativo (OP), onde participaram 197 pessoas e eleitos 22 representantes.
Inicialmente, houve uma apresentação cultural dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), depois os moradores da região fizeram perguntas a equipe de governo da Prefeitura de Embu das Artes. As maiores reclamações foram com relação a falta de vagas nas creches, melhorias na rede municipal de saúde e canalização dos córregos da região, que, segundo eles, estão a céu aberto causando mau cheiro. Os outros questionamentos foram anotados e encaminhados aos órgãos responsáveis para a tomada das devidas providências.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal (Gera), a região é área de manancial e possui restrições ambientais, mas que a Prefeitura está com projetos, em parceria com a Sabesp, para implantar rede de esgoto, além disso, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão retomadas no próximo mês e também contemplará essa reivindicação da população. O secretário de Obras, Edificações e Orientação Urbana, Milton Oliveira de Jesus, alertou que quando a rede de esgoto estiver pronta, as pessoas devem fazer a ligação com a rede da Sabesp, pois caso isso não seja feito, o problema continuará.
Com relação as vagas nas creches, a secretária de Educação, Rosimary de Matos, falou que existe uma emenda parlamentar para a reforma e ampliação da creche do Jardim São Marcos. A secretária disse que será construída uma creche no Jardim São Marcos e existem projetos para a implantação de mais duas na região do Jardim do Colégio e Jardim Batista, mas destacou que existem problemas para conseguir recursos para as obras. A secretária adjunta de Saúde, Maria das Graças, afirmou que a pasta tem conhecimento desses problemas, mas que a Prefeitura contratou mais profissionais para trabalhar nas unidades de saúde e anunciou que em breve será implantado na cidade o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Outra intervenção que a atual administração está tomando é a reforma e ampliação da UBS São Marcos, entretanto, a secretária adjunta comentou que a saúde tem que melhorar muito em diversos aspectos.
Confira os representantes eleitos:
Luiz João Dias – Chácara Caxingui
Selma Soares do Santos – Jd. São Francisco
Manoel Ângelo de Freita – Jd. São Francisco
Ailton de Jesus – Jd. São Francisco
Wallas Oliveiras da Silva – Jd. São Francisco
Iolanda Carlos da Silva – Jd. do Colégio
Jaime Gonçalves da Silva – Jd. do Colégio
Sandra Aparecida Pairone de Souza – Jd. do Colégio
Vanderlei de Mendes – Jd. do Colégio
Olinda Maria dos Anjos – Jd. do Colégio
Manuel de Souza Santos – Jd. São Marcos
Ronildo de Souza Santos – Jd. São Marcos
Uriel de Souza Honorato – Jd. São Marcos
Josenildo Cícero de Freitas – Pq. Das Chácara
Erisvaldo José dos Santos – Pq. Das Chácaras
Maria do Socorro de Araújo – Pq. Das Chácaras
Euzilandia Ferreira da Silva – Pq. Das Chácaras
Cleide Pereira da Silva – Pq. Das Chácaras
Maria da Conceição da Silva – Pq. Das Chácaras
Rita Couto Oliveira – Jd. dos Moraes
Antonio Francisco dos Santos Araújo – Jd. dos Moraes
Anderson Roberto Bispo – Jd. dos Moraes