Entre os dias 26 de julho e 13 de agosto a Secretaria de Saúde, em parceria com um laboratório, promove a Campanha de Espirometria na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora de Fátima. O nome é complicado, mas o exame é simples e serve para avaliar os pacientes com sintomas respiratórios ou doença respiratória conhecida, principalmente os fumantes.
O objetivo da campanha é prevenir, diagnosticar e ainda quantificar. Serão coletados diversos dados epidemiológicos importantes para direcionar os atendimentos e tratamentos. Essa ação também facilitará o acesso aos medicamentos de alto custo destinado a doenças mais graves como a asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Após o exame, os diagnósticos mais graves (asma e DPOC) serão encaminhados para tratamento e os outros, serão acompanhadas para que não evolua. Essas doenças, segundo a Secretaria de Saúde, estão entre as quatro que mais causam mortes. Por isso está realizando estudos para traçar ações para tratamento, prevenção e, principalmente, promoção de saúde.
Foram inscritos no programa cerca de 1300 pacientes. A proposta foi abranger não apenas pessoas do município, mas também outras cidades da região.