Semana Dedicada à Amamentação

19/08/2010 - 0:00
Semana Dedicada à Amamentação
Acessibilidade

Uma passeata, do Parque do Largo Francisco Rizzo até a maternidade, marcou o encerramento da VIII Semana Municipal do Aleitamento Materno que ocorreu entre os dias 2 e 6 de agosto. Durante toda a semana foram realizadas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos locais que integram a rede de Saúde de Embu das Artes, com o objetivo de chamar atenção da população para a importância do leite materno nos primeiros meses de vida da criança.

“Pela primeira vez estamos com toda a rede de Saúde integrada, estão aqui equipes do Pronto Socorro, UBS, maternidade, Saúde Mental, enfim, toda a rede de Saúde unida. Esse foi o saldo mais positivo dessa semana”, ressaltou Sandra Magali Fihlie, secretária de Saúde. Isso, segundo ela, é resultado de um trabalho iniciado há oito anos e que vem crescendo ao longo dos anos e que o desafio é inovar para melhorar ainda mais a assistência às mães que estão amamentando.

E os colaboradores soltaram a criatividade nas apresentações dos “dez passos para o sucesso do aleitamento materno”, que são os passos a serem seguidos pelas maternidades para tornarem um Hospital Amigo da Criança. Os passos são estipulados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Unicef e Ministério da Saúde, sendo eles:
1º -Ter uma norma escrita sobre aleitamento, que deveria ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde;
2º -Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma;
3º- Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento;
4º-Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento;
5º-Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos;
6º-Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico;
7º – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos – 24 horas por dia;
8º – Encorajar o aleitamento sob livre demanda;
9º – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio;
10º – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas por ocasião da alta, no hospital ou ambulatório.

Com essa ação a secretária de Saúde avalia: “Com esta criatividade toda conseguimos mostrar que saúde pode ser feita de forma alegre e feliz”. Cada UBS, PS, locais da rede de Saúde Mental desenvolveu um desses passos durante toda a semana.

Após as apresentações, os colaboradores seguiram em passeata até a maternidade onde, num ato simbólico, todos jogaram fora mamadeiras, bicos artificiais e chupetas para demonstrar que o aleitamento materno é a melhor forma de alimentar o recém-nascido.

----
Compartilhe nas redes sociais