Embu reforça laços com o Japão

22/11/2010 - 0:00
Embu reforça laços com o Japão
Acessibilidade

“A cidade é bonita e tem programa ousado, como o Banco de Alimentos. No Japão também temos problemas e esse é um bom exemplo”, disse Koichiro Yoneda, vice-governador de Shiga-ken, depois de visitar o Banco de Alimentos de Embu das Artes, no qual conheceu o seu funcionamento e como é feita a distribuição dos alimentos para as 2.500 famílias cadastradas. O visitante e sua comitiva ouviram com atenção todas as etapas do programa e apreciaram os alimentos da Cozinha Experimental. O vice-governador, o diretor da Secretaria Estadual de Turismo e Relações Internacionais do Governo da Província de Shiga, Haizumi Hiroshi, e comitiva, que visitaram Embu para conhecer esse e outros projetos, foram recebidos pelo prefeito Prefeito, em 14/11, acompanhado de Sadao Nagata e Paulo Sugahara, da Associação Embu-Hino.

O roteiro incluiu o Centro Cultural Mestre Assis, os museus de Arte Sacra e do Índio, o Parque Francisco Rizzo, onde fica a pedra fundamental do monumento às cidades-irmãs (Embu–Hino) e a Feira de Artes e Artesanato, além do Restaurante Garimpo, que serviu feijoada e peixada. Na sua primeira viagem ao Brasil, antes de chegar a Embu, Yoneda esteve em Porto Alegre, RS, para comemorar os 30 anos do Convênio Fraternidade, estabelecido entre a cidade e a província japonesa.

No Parque do Lago Francisco Rizzo, onde está a pedra fundamental do monumento às cidades-irmãs (Embu-Hino), Prefeito, que presenteou Yoneda e Hiroshi com quadros dos artistas Wanderley Ciuffi e Mara, comunicou aos visitantes que a Prefeitura faz o projeto e buscará recursos para a construção do Memorial Japonês, com restaurante, galeria, cursos de língua japonesa, taiko de ikebana, entre outras atividades, começará a ser construído em fevereiro de 2011 e já convidou o Yoneda para a inauguração. O ilustre visitante também espera pelos brasileiros em seu Estado (província) e deu uma dica: o melhor momento para visitar o Japão é em abril, na primavera, quando há floração da sakura (cerejeira), a flor nacional do país e de simbologia sem-par para o povo japonês.

----
Compartilhe nas redes sociais