No dia 10/4, às 15h30, o quarteto de flautas doces Quinta Essentia apresenta Flauta, Flautinha e Flautão, no Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, em Embu. O repertório passa por Bach e Gilberto Gil, explora a música popular brasileira, com Gilberto Gil, e a flauta contemporânea com Paul Leenhouts, entre muitas outras composições para mostrar a participação e o desenvolvimento da flauta doce entre séculos e gerações. O projeto prevê apresentações em escolas, universidades e centros culturais.
"A flauta doce é um instrumento musical que podemos chamar de antigo e novo. Antigo pela sua história, literatura e pela sua redução a uma única utilização como instrumento de iniciação musical. Novo pela sua descoberta, pelo resgate da sua história e literatura, pela utilização e criação de seus recursos na linguagem artística contemporânea", diz Renata Pereira, integrante do quarteto, que conta ainda com Alfredo Zaine, Guilherme dos Anjos e Gustavo de Francisco.
Ganhador de diversos prêmios, lançou seu primeiro álbum em 2008. Após concertos e divulgação do La Marca, o Quinta Essentia realizou a sua primeira turnê Internacional em 2009. Em 2010 foi o primeiro quarteto de flautas doces brasileiro a se apresentar na China. Através dos trabalhos do Quinta Essentia é perceptível o resultado da pesquisa de repertório e interpretação solidificando a proposta de divulgar a flauta doce, seu repertório e novas composições elaboradas especialmente para essa formação, contribuindo para manter vivo um instrumento tão antigo e também a sua literatura.
A entrada é gratuita e o Museu de Arte Sacra fica no Largo dos Jesuítas, 67 – Centro Histórico. Telefone: (11) 4704-2654. Mais informações em www.quintaessentia.com.br.