Faz parte do Programa de Governo do prefeito Prefeito, a valorização dos servidores públicos municipais. Várias ações já foram aplicadas neste sentido uma das mais importantes foi a revisão do Estatuto do Servidor que era de 1972; também foi criado o fundo de previdência social, o Embuprev; recadastramento dos servidores, além de oferecer vale-transporte em bilhete eletrônico. A implantação de um Posto de Atendimento Bancário, da Caixa Econômica Federal, no Paço Municipal e o início da revisão do plano de cargo e carreira, também faz parte desse processo.
Na prefeitura, existe uma comissão de Recursos Humanos composta pelas Secretarias de Educação, Saúde, Administração e Governo, além do Sindicato. Os integrantes se reúnem mensalmente para tratar das questões relacionadas aos servidores. E uma das questões foi a reestruturação do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAST), que também foi uma demanda apresentada nas reuniões do Embuprev.
“As mudanças que serão feitas no CAST são uma reivindicação antiga dos servidores, que sempre reclamaram da qualidade do serviço oferecido no setor, que não envolvia apenas a parte de infraestrutura, mas de atendimento aos servidores”, destaca Paixão, diretor presidente do Sindicato dos Servidores Municipais. A expectativa do Sindicato é que “com as mudanças propostas, principalmente a mudança de equipe de trabalho do CAST, haja um maior acolhimento aos servidores, repercutindo de maneira positiva em benefício da saúde e do bem estar físico e mental dos servidores”.
Para isso foi elaborado um projeto que envolve novo gerenciamento e ações que tratem globalmente da saúde dos servidores e não apenas de questões relacionadas à saúde do trabalho. Dentre eles estão os cuidados com a saúde da mulher, em que serão oferecidos exames de coleta de Papanicolau; saúde bucal, orientação e prevenção de diabetes, hipertensão, alcoolismo e tabagismo.
Para oferecer esses serviços com qualidade, o CAST terá nova sede, mais ampla, confortável e com acessibilidade para deficientes, no próprio Paço Municipal. A mudança beneficiará os mais de 4.500 servidores da prefeitura. Esse é mais um investimento na modernização administrativa e que refletirá no aumento da qualidade de vida dos servidores municipais e, por consequência, ajuda a melhorar ainda mais a prestação de serviços à população.
Atualmente são feitos, em média, 60 atendimentos diários, sendo 30 para cada médico. A meta é que esse índice caia para 50 por dia, 25 por médico, que representará um cuidado maior com a prevenção de doenças e promoção de saúde.