Conversas sobre patrimônio, em junho

23/05/2011 - 0:00
Conversas sobre patrimônio, em junho
Acessibilidade

Embu das Artes realiza Conversas sobre Patrimônio – Convívio e Conflitos em Territórios Históricos, com palestras sobre patrimônio histórico, urbanismo e turismo. Isso envolve história, arquitetura, arqueologia, antropologia, filosofia, direito, teologia e áreas afins. Os debates serão realizados no Museu de Arte Sacra (Largo dos Jesuítas, s/nº), nos dias 4, 11 e 18 de junho, a partir das 9h30, com entrada gratuita.

A programação de Conversas sobre Patrimônio inclui: Valorização e Preservação do Patrimônio Histórico, com Edgard Tadeu Dias Couto (Unifiam/Faam/FMU); Edifícios Históricos e Desenvolvimento Urbano, com Antonio Soukef Júnior; e Utilização de Espaços de Interesse Histórico, com Fernando Atique (Unifesp).

Edgard Couto é professor de Técnicas Retrospectivas do curso de Arquitetura da Unifiam/Faam, doutorando da FAU/USP e foi diretor da Divisão de Preservação do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) de São Paulo. A palestra incluirá a parte teórica e prática, com passeio pelo Centro Histórico da cidade.

Antonio Soukef é professor de Teoria e História do curso de Arquitetura Unifiam/Faam. Escreveu os livros Estação Júlio Prestes, Cem Anos Luz, Sorocabana: uma Saga Ferroviária, Avenida Paulista: a Síntese da Metrópole e Os Espaços do Sagrado, entre outros.

Fernando Atique é professor de História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e foi coordenador do Curso Arquiteturas e Urbanismo de Itatiba, da Universidade São Francisco.

A iniciativa é do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com apoio do Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Turismo, do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas e outras entidades.A proposta do encontro é debater territorialidade, cultura e identidade da cidade, buscando identificar impactos e dimensões sociais, econômicas, filosóficas, antropológicas, entre outras.

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: