Embu das Artes faz encontro histórico no primeiro prédio tombado do Estado de São Paulo

10/06/2011 - 0:00
Embu das Artes faz encontro histórico no primeiro prédio tombado do Estado de São Paulo
Acessibilidade

Poucas vezes na história do País foi possível fazer um encontro tão típico como o que ocorre em Embu das Artes. A cidade, que acaba de oficializar das Artes no nome, com um plebiscito e aprovação de 66, 48% dos eleitores, vive um momento especial com o programa Conversas sobre Patrimônio. Ele é beneficiado pelo local em que é realizado: o Museu de Arte Sacra, situado no Largo dos Jesuítas, no Centro Histórico da cidade, e que é o primeiro prédio histórico tombado pelo Iphan em 1938.

Conversas sobre Patrimônio – Convívio e Conflitos em Territórios Históricos continua neste sábado, 11/6, 9h30, no Museu de Arte Sacra (Largo do Jesuítas, s/nº, Centro Histórico). Edifícios Históricos e Desenvolvimento Urbano é o tema de Antonio Soukef Júnior (FAU/USP). No dia 18/6, será Utilização de Espaços de Interesse Histórico, com Fernando Atique (Unifesp).

Antonio Soukef é professor de Teoria e História do curso de Arquitetura Unifiam/Faam, faz dourado na FAU/USP e escreveu os livros Estação Júlio Prestes, Cem Anos Luz, Sorocabana: uma Saga Ferroviária, Avenida Paulista: a Síntese da Metrópole e Os Espaços do Sagrado, entre outros.

No primeiro encontro da série, em 4/6, que encerra no dia 18/6, Edgard Tadeu Dias Couto (Unifiam/Faam/FMU) traçou um panorama dos primeiros passos para a preservação das riquezas históricas do país com Mário de Andrade, na década de 1920. Falou do primeiro tombamento no País em 1933, da cidade de Ouro Preto, e a criação do Iphan em 1937, instituto do qual ele foi diretor. O primeiro tombamento em São Paulo ocorreria exatamente em Embu das Artes, em 1938.

Compareça. A entrada é gratuita.

----
Compartilhe nas redes sociais