O Espaço dos Conselhos está aberto. A inauguração nesta quarta-feira (15/6) satisfaz um desejo acalentado por membros dos diversos conselhos municipais e autoridades, como o prefeito Prefeito e o secretário de Participação Cidadã, Edson Bezerra. Quando na década de 1990, o atual prefeito de Embu das Artes era presidente do Conselho da Criança e do Adolescente e o secretário, conselheiro tutelar de Taboão da Serra, ambos sentiram na pele a falta de uma infraestrutura mínima para a organização e articulação das atividades de representantes da sociedade civil que atuam em conselhos.
Agora, os conselheiros municipais de Embu dispõem de instalações como auditório, sala de reuniões, além de microcomputadores, armários para arquivar documentos, dentre outros equipamentos. O espaço de uso compartilhado com o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) foi criado para ser também uma referência da participação da sociedade na definição das políticas públicas do município.
Embu conta atualmente com 13 conselhos em atividade (veja lista abaixo). O novo espaço fortalece os conselhos, promove o diálogo e a interação entre eles, evidencia o caráter democrático e popular do governo municipal. “O nosso governo é democrático porque implanta política pública para todos e todas, e popular porque prioriza os mais necessitados”, explicou Prefeito. Ainda segundo o prefeito, a iniciativa valoriza o direito à cidadania de todos os munícipes.
O próprio nome do espaço é uma homenagem à participação popular. Josefa Severina da Silva, falecida em janeiro deste ano, participava ativamente da vida da comunidade na região do Jardim dos Moraes, tendo sido membro de conselhos ligados à Educação, como o CME e o CAE.
Para Edson Bezerra, “a conquista de mais um espaço, de mais um sonho, é um momento histórico e mérito de toda a sociedade”. O secretário frisou ainda que a casa é de uso coletivo, de todas as secretarias municipais. Segundo ele, com o espaço a história de participação no município é reescrita, por muitas mãos.
A entrega do Espaço dos Conselhos marca ainda a abertura do Semestre Espetacular, em que um pacote de obras e serviços será entregue à toda população mensalmente, até o fim do ano.
Prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Nataniel Carvalho (Natinha), os secretários Cristina Santos (Comunicação), Helton Rodrigues (Gabinete) e João Ramos (Meio Ambiente) e a vereadora Maria Cleuza Gomes (Ná), autora da indicação ao Executivo para que fosse criado um espaço específico para os conselhos.
Conselhos Municipais de Embu das Artes:
FUNDEB (Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)
CAE (Conselho de Alimentação Escolar)
APA (Conselho da Área de Proteção Ambiental Embu Verde)
CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social)
CMC (Cultura Municipal de Cultura)
CMDI (Conselho Municipal dos Direitos do Idoso)
CMDCA (Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente)
CME (Conselho Municipal de Educação)
COMAM (Conselho Municipal de Meio ambiente)
CMS (Conselho Municipal de Saúde)
COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar)
CMO (Conselho Municipal de Orçamento)
COMTUR (Conselho Municipal de Turismo)
CONSEG (Conselho Municipal de Segurança)
Espaço dos Conselhos
Rua Solano Trindade, 296 – Jd. Arabutan
Tel.: 4241-9434.