Projeto Afinados: gincana municipal visa eliminar peso

21/06/2011 - 0:00
Projeto Afinados: gincana municipal visa eliminar peso
Acessibilidade

Perder peso e ganhar mais saúde pode ser um agradável desafio para moradores de Embu das Artes que estejam com quilinhos a mais ou, mesmo com peso normal, tenham fatores de risco, como histórico familiar de doenças cardíacas e diabetes. O governo municipal está lançando o Projeto Afinados, uma gincana coletiva de eliminação de peso – aberta a moradores do município acima de 13 anos e a funcionários da prefeitura.

Os interessados em participar devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para fazer a inscrição.  No caso de servidor municipal, o Centro de Atenção à Saúde do Trabalhador (CAST), coordenador do projeto, recebe as inscrições de segunda à sexta-feira, das 16 às 17 horas. Uma entrevista servirá de base para a inscrição dos interessados.

Uma das justificativas para implantar o Afinados baseia-se num levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde. O estudo realizado com 70 mil mulheres apontou que 51% delas têm sobrepeso e as doenças cardiovasculares são as mais frequentes.

Intersetorial, o projeto envolve as secretarias de Saúde, Assistência Social, Esporte e Lazer, Administração e Comunicação. Acompanhados por diferentes profissionais (médico, nutricionista, enfermeiro, assistente social, professor de educação física), grupos com dez pessoas participam de reuniões de orientação mensais nas UBSs e no CAST. Nesses encontros, os participantes têm a oportunidade de aprender a controlar o consumo de sal e açúcar, alimentar-se saudavelmente, analisar as informações nutricionais dos rótulos de alimentos industrializados, poderão visitar restaurantes da cidade, entre outras atividades.

Pontos e prêmios

Os grupos Afinados somam pontos coletivos na medida em que seus membros perdem peso. Numa verdadeira gincana pela saúde, serão premiados os grupos que mais perderem peso ou melhorarem seus indicadores de saúde. E para facilitar o controle, os membros terão uma carteirinha com os seus dados.

Todos os participantes passarão por exame de sangue (hemograma completo) para análise, por exemplo, dos níveis de colesterol e diagnóstico de possíveis doenças. Eles farão também atividades físicas, como aulas de liang gong (ginástica terapêutica chinesa), ministradas todas as sextas-feiras, das 7h30 às 8h e das 8 às 8h30. A primeira delas para os funcionários municipais aconteceu na sexta-feira (17/6), no pátio da Prefeitura.

Ao implantar o Afinados, o governo de Embu almeja reduzir a incidência de doenças – como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes –, a morte relacionada à obesidade, incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas. Uma das metas é envolver todas as UBSs do município (14 atualmente) e aumentar a rede social comunitária pela saúde de todos.

----
Compartilhe nas redes sociais