Escola solidária: Embu das Artes faz parte

20/09/2011 - 0:00
Escola solidária: Embu das Artes faz parte
Acessibilidade

Criado em 2003, o Selo Escola Solidária é uma
realização do Instituto Faça Parte, em parceria com o MEC (Ministério da
Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União
Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI (Organização dos
Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura) e Unicef.  

Seu objetivo é reconhecer e divulgar instituições
que desenvolvem programas sistemáticos de voluntariado educativo fortalecendo a
escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade, propiciando a troca
de experiências e articulações entre Escolas Solidárias e ainda mostrar o
compromisso com a educação de qualidade e a promoção do protagonismo juvenil.
Em 2011, 3030 escolas receberam o selo e desde sua criação 16 mil escolas de
todo o Brasil puderam dizer que fazem parte do progrma escola solidária.   

O Governo da Cidade de Embu das Artes através da
Secretaria de Educação, investe na educação promovendo atividades educativas e
culturais nas escolas. Este ano entregou mais de 14 mil kits escolares com oito
livros de literatura sendo um de espanhol para o incentivo à leitura.  

O prêmio Selo Solidário também chegou à cidade.
Duas das 23 escolas municipais foram premiadas em 12/9. A Escola Municipal
Professora Rosa Cirelli Santos no Jardim Santa Bárbara, com o projeto Leitura
sem Fronteiras, no qual alunos da educação infantil e dos primeiros anos do
ensino fundamental levam pra casa uma caixa com um livro, lápis de cor,
canetinha, giz de cera e outros materiais. A principal idéia era aproximar os
alunos de seus pais, mas o resultado foi além. “Hoje as crianças pedem para
levar o livro nos finais de semana. E a dificuldade com a leitura diminuiu
muito, além de trazer os pais para a escola”, disse Cristina Aparecida
Rodrigues, diretora da escola. 

A Escola Municipal Magali, no Parque Industrial, se
inscreveu com o projeto Arte e Ambiente. Desde 2001, o projeto envolve
funcionários, estudantes e pais com ações e reflexões em relação ao meio
ambiente, além de esclarecer as normas do artigo 255 da Constituição
Brasileira: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem
de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder
público o dever de defendê-lo, à coletividade o dever de preservá-lo para as
presentes e futuras gerações”. 

Esse selo significa que as escolas estão cada vez mais
querendo que seus alunos sejam estimulados à leitura e levem juntos seus
familiares para que escutem, aprendam e participem de experiências que serão
gratificantes num futuro próximo para todos.

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