A equipe de reportagem do Jornal Psi, publicação bimestral produzida pelo Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo, passou uma tarde no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD). O objetivo foi acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pela instituição e pela psicóloga Priscila Sartorelli Fernandes.
Intitulada “Criadores de Tsurus”, a matéria ganhou destaque na capa da publicação. Ao longo de quatro páginas, abordaram as formas que o aparo aos jovens usuários de drogas e álcool pode contribuir na sua recuperação. Um exemplo citado foi de dois jovens, o primeiro deles comanda uma Organização Não Governamental (ONG) de skate e a outra, trabalha e estuda turismo, ambos passaram pelo CAPS AD.
Além disso, a reportagem relata como são feitos os atendimentos e acompanhamentos na unidade, bem como as conversas realizadas com os jovens. Dentre os assuntos estão algumas atividades que eles participaram em conjunto e explicações sobre os efeitos das drogas no organismo.
CAPS AD
É um serviço de média complexidade que oferece um espaço de acolhimento e convivência para os usuários de álcool e droga. O objetivo é cuidar dessas pessoas sob a perspectiva da integração social e redução de danos. Para tanto, a equipe é composta por profissionais de diversas áreas para dar todo o suporte necessário aos jovens e adultos que se encontram nessa situação.
Esse modelo faz parte da Política Nacional de Saúde Mental que busca “atenção à saúde mental aberto e com base comunitária”, como aponta o portal do Ministério da Saúde. O objetivo é integrar o portador de transtorno mental, usuário de droga ou álcool ao convívio social, aos serviços disponíveis e aos espaços públicos.
Veja a matéria:
Página 1
Página 2
Página 3
Página 4
Página 5