Entre 562 concorrentes, apenas sete receberam
prêmios por destaque nas categorias mais equipado, original, modificado, mais
antigo, derivado VW, comboio e maior distância. Todos, no entanto, exibiram com
orgulho a sua máquina. O vencedor na categoria carro mais antigo, Jeferson
Fernando Gonçalves Santana, 43 anos, casado, dois filhos, presidente da Toca da
Fuca, de São Paulo, permaneceu ao lado do seu carro, mesmo depois de encerrado
o evento, sempre disposto a responder a todos que perguntam sobre o Fusca roxo
1954, que levou-o ao primeiro lugar.
O Fusca mais antigo deste ano também foi
premiado em 2010 e 2011 como o mais modificado. Jeferson levou oito anos
preparando o carro e enumera o que foi feito: suspensão a ar, freio a disco nas
quatro rodas, câmbio cinco marchas (o original tem quatro) mais a ré, suspensão
de Kombi na traseira e junta homocinética, motor 1900, rodas 17 polegadas de
alumínio, som, DVD, banco Recaro, teto rebaixado 8 cm, pára-lama traseiro e
dianteiro maiores, pintura na parte interna do capô e capa do alternador, além
de mudanças no painel que ficou mais arrojado e com vários equipamentos.
Vida de colecionador
O colecionador de Fusca, iniciante, Isaque
Fagundes, 28 anos, de Taboão da Serra, tem metade do tempo dedicado ao seu
velho Fusca amarelo metálico. Em quatro anos, já fez algumas alterações, ou
consertos, no Fusca 1981, com bancos de Santana 1984 e rodas aro 15, que
utiliza diariamente. Ele pagou R$ 4.500 pelo Fusca e, embora a família reclame
que “gasta tudo no carro”, não abre mão do capricho: “Desde pequenininho, a minha
mãe conta, eu sempre queria fusca, enquanto os outros meninos pediam Ferrari e
outros carros de brinquedo. Sempre gostei”. Este é o primeiro carro “de
verdade” de Isaque, que, atualmente desempregado, espera arranjar emprego para
continuar gastando com o seu Fusca e só então exibi-lo em competições.
Provavelmente ele seguirá o mesmo caminho de
outros colecionadores, com mais de um carro e que não faltam às competições. Em
Embu das Artes foram muitas associações e clubes de Fusca participantes. Só em
São Paulo existem mais de 30 delas. Jeferson que além do Fusca premiado tem
outro de 1961 original e um Passat 1977 laranja, comprou o seu primeiro Fusca
1974 com 19 anos de idades e hoje gosta de passear com a família nos fins de
semana usando suas relíquias.
Será que não fica tudo muito caro para o
colecionador? “Não tem IPVA para carros com mais de 30 anos, só seguro
obrigatório e DPVAT. E carro fabricado até 1965 não faz controlar (inspeção
veicular) em São Paulo”, diz Jeferson. A maioria dos colecionadores do Estado que
se dedicaram dias a fio para tornar o carro mais bonito, mais possante, mais..
esteve em Embu das Artes e, para quem gosta de colecionar raridades, o 13º Só
Fusca Club foi um dos melhores já realizados. No evento foi arrecadada 1
tonelada de alimentos, doados, em 9/5, ao Banco Municipal de Alimentos de Embu
das Artes.
Os vencedores
Categoria equipado: fusca bege 1979, Ricardo.
Categoria original: fusca azul 1963, Marcelo
Categoria modificado: fusca preto 1979,
Albert
Categoria derivado: Kombi azul 1975, Neguinho
Categoria mais antigo: fusca roxo 1954, de
Jeferson
Categoria comboio (a equipe que trouxe mais
carros para o evento): Lascados Fusca Clube, de Taboão da Serra
Categoria maior distância percorrida (para
chegar ao evento): fusca 1973, de Extrema, MG, Sandro