Embu das Artes revela mais uma grande estrela

03/07/2012 - 0:00
Embu das Artes revela mais uma grande estrela
Acessibilidade

Não perca esse evento único: o surgimento de mais uma grande estrela de nossa cultura popular que vale por duas: Sexta dia 6/7, aos 75 anos, Benedita Cândida da Silva, – seja como Tia Dita ou como dona Bina, – como é conhecida, lança seu primeiro livro e seu primeiro CD em Embu das Artes, em nosso principal espaço cultural: O Centro Cultural Mestre Assis do Embu a partir das 19h: Tia Dita como compositora e dona Bina como escritora.  

A publicação do livro e CD foi resultado de um concurso em que ela se inscreveu em 2010: o Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa, do Instituto Empreender de Brasília, com o apoio do Ministério da Cultura. O concurso só escolhe um idoso por Estado e Tia Dita foi a única escolhida do Estado de São Paulo. 

“Foi muita emoção ! Muita emoção! Porque eu não pensava que ia ganhar esse prêmio! Eu fiquei sabendo que ganhei o prêmio quando eu estava na casa de uma pessoa trabalhando.  Mas a ficha só caiu quando meu filho me  disse que eu fui a única do Estado de São Paulo a ganhar!” – disse Tia Dita ou Dona Bina. 

Mineira de São José do Alegre, perto de Itajubá, negra, nascida em fazenda, faxineira particular diarista e mãe de cinco filhos, Tia Dita era também sambista e mestre de Jongo desde muito nova. Viúva aos 35 anos de idade, criou seus filhos com muito trabalho e dignidade. Aos 70 anos se descobriu também compositora ao fazer uma marchinha carnavalesca para o bloco “Pé Inchado”, da cidade de Piquete, onde seus pais moraram.

Mas mesmo hoje, Tia Dita não para um só minuto. Sempre dançando, cantando e participando de atividades culturais, ela tem tudo para ser uma mais nova estrela de nossa cultura popular. Dona Bina já participou de eventos e livros da “Poética das Artes” realizado em 2010. Ela começou a ficar famosa quando apresentou aquela marchinha e outras músicas no Samba da Vela, em Santo Amaro-SP. O sucesso de sua música “Raiar da Aurora”, gravada com Oswaldinho da Cuíca, foi tamanho, que em 2009 foi o tema de um filme de mesmo nome, feito pela Oficina Tela Brasil , selecionado para o 20º Festival Internacional de Curtas de São Paulo. (Veja aqui o vídeo “Raiar da Aurora” de 2009 http://www.youtube.com/watch?v=K7j0PsvuYSs).

“O dia está amanhecendo
E já raiou a aurora
Ouça o relógio anunciando amor
Que é hora de ir embora!…
O dia está…” – canta o estribilho de sua canção “Raiar da Aurora”.  

Os “Retalhos” e os causos de dona Bina

Além do CD da compositora “Tia Dita”, dona Bina lança também, no mesmo dia, seu livro de prosa, nomeado “Retalhos…” também escolhido pelo Premio Inclusão do Instituto Empreender. É uma coleção de 12 “causos”  picarescos, atemporais e típicos do interior, e um conto de caráter autobiográfico que agora estão à disposição de todos.  

“Não são fatos que aconteceram na minha vida. São causos contados de boca em boca que eu vivia contando. De mim mesmo, em certos contos ai,  eles só tem a minha “garra”. Agora,  tem um conto aí, que foi coisa acontecida comigo mesmo…. O resto é coisa de escritor”- contou ela.

Além de lançados nessa sexta , no Mestre Assis de Embu, “Retalhos”  e o CD estão a venda também na loja “2222” que fica na rua Teodoro Sampaio 2222, Pinheiros, São Paulo, telefone 11-3031-8151 

Veja aqui entrevista de Tia Dita para a  TV da internet “Just TV” e um dos causos de dona Bina. http://www.youtube.com/watch?v=uN4mRle7Ars&feature=share

----
Compartilhe nas redes sociais