Quem esteve em Embu das Artes no fim de semana, 17 a 19/5, aproveitou ainda mais a visita ao Centro Histórico. Pela primeira vez foi realizado no Centro Cultural Mestre Assis, no Largo 21 de Abril, a Exposição de Orquídeas, que atraiu 10 mil pessoas nos três dias de duração. “O resultado da realização no centro cultural nos surpreendeu. Foi muito boa a aceitação do público, até por economia de tempo. Ficou tudo junto: a Feira de arte e artesanato, as atrações históricas, os restaurantes e bares no entorno do Largo e ainda o fato do aconchego de uma exposição de flores em um espaço de cultura e arte”, disse o secretário municipal de Turismo, Valdir Barbosa.
Rafael Galatti, do Orquidário da Terra, que promoveu a mostra com apoio do Governo da Cidade, declarou que foram vendidas 5 mil mudas de orquídeas. Na manhã do domingo, centenas de colecionadores visitaram a exposição e esse é um bom termômetro para medir a razão do seu sucesso. Entre os vários exemplares de colecionadores estavam expostas belas espécies de plantas do Brasil, que produz 10 mil das 35 mil espécies de orquídeas do planeta. As espécies de orquídeas são classificadas em asiática, americana, brasileira, híbridos e Catleia walkeriana, a estrela da mostra.
Na abertura, Artur Heger, presidente do Circulo Paulista de Orquidófilos, fundado em 1941 e que realiza duas grandes exposições por ano, informou: “Há orquídeas em todas as partes do mundo e as que exalam perfumes de manhã, tarde ou noite, dependendo do seu polinizador”. Heger é um dos mais importantes orquidófilos do País e descobriu a espécie Hoffmamnsegla hegeriana (de Heger) em expedição por matas do Rio de Janeiro.Dá dicas de como cuidar da orquídea: “A gente bebe água quando tem sede e deve ser assim com a planta. Têm pessoas que quando a planta cresce querem fazer mudas. Não é mais fácil transferir a planta para um vaso maior?”
Neste ano também serão realizadas duas exposições de orquídeas pela primeira vez no município. A próxima está programada para o fim do segundo semestre. À abertura da mostra compareceram ainda a secretária municipal de Comunicação, Cristina Santos, o secretário adjunto de Turismo, Ângelo Archibald Grenfell, a assessora de Projetos Especial da Secretaria de Turismo, Dóris Mara Pasta Ramos, entre outros.
Veja na TV da Cidade a Exposição de Orquídeas.