GCM completa 10 anos e mostra resultados

25/06/2013 - 0:00
GCM completa 10 anos e mostra resultados
Acessibilidade

A Guarda Civil Municipal de Embu das Artes está mais equipada, com mais integrantes e mais eficiente. “Iniciamos com cinco, hoje são 150 e estamos abrindo concurso para mais 40 guardas municipais”, informou o comandante Dirceu Alves, da GCM, na comemoração dos 10 anos de atividades, realizado em 19/6. Na ocasião, vários GCMs foram condecorados por seu trabalho com a Láurea de Mérito Pessoal. O evento reuniu autoridades da cidade e região, guardas municipais e seus familiares, vereadores, entre outros.

Também contou com a presença de Elisangela Silva, 27 anos, e do quarto filho, Enzo Ravy, que nasceu com a ajuda de GCMs. Emocionada, ela agradeceu e deu o seu depoimento, destacando o trabalho realizado pelos GCMs Alexandre, Reginaldo e Mateus, além do inspetor Rildo. A ajuda que recebeu é um exemplo, entre tantos que a GCM acumulou nesses dez anos, assim como o atendimento prestado ao cidadão, vítima de preconceito agredido no Centro Histórico ou a prisão com flagrante em tentativa de assalto, só para citar alguns casos. Pela Central de Monitoramento, a GCM ampliou ainda mais a sua atuação, seguindo a diretriz de governo de ser uma polícia cidadã e amiga da população, para garantir uma cidade bonita, organizada e segura.  

O prefeito de Embu das Artes, Prefeito, fez um balanço da trajetória da GCM e destacou a iniciativa corajosa da administração anterior, da qual participava, de criar a corporação, que começou suas atividades com 60 guardas municipais. Só em 2001 foram 197 assassinatos no município. O advento da Guarda e os avanços em todos os setores, a exemplo de saúde, que pulou de 8 unidades para 24, e de educação, com novas escolas, merenda de qualidade, uniformes, contribuíram para reduzir os índices de criminalidade, garantindo mais segurança à população.

“Saúde, educação, assistência fazem parte de uma engrenagem, assim como a GCM. Não teríamos os bons resultados que temos hoje se não tivéssemos investido em políticas públicas.” O prefeito informou que, como presidente do Consórcio Intermunicipal Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), busca recursos para trazer para a região um centro de treinamento de guardas municipais e que a GCM é classificada pela população como um dos melhores serviços prestados no seu governo.

O começo

“Quando Geraldo apresentou projeto para criação da Guarda, achamos maravilhoso. Imaginamos que seria aprovado com tranquilidade, mas não foi. Pra nossa surpresa apareceram vários vereadores contra, com o argumento que criávamos uma instituição para servir ao governo, perseguindo quem não o apoiasse. Desse período até hoje, vocês têm feito um bom trabalho”, disse o vice-prefeito, Natinha, aos GCMs.

O deputado estadual Prefeito (ex-prefeito) declarou que a GCM foi criada num momento especial da história da cidade, do Brasil. “Eu não fui o primeiro prefeito a criar a guarda. Já havia uma lei, criando a guarda, nomeando o comandante, com uma sede, mas não tinham guardas. Deu um trabalho danado porque foi preciso rejeitar a lei de uma Guarda Municipal que nem existia para criar a atual.” Outros problemas: 20% de desemprego em Embu e no Brasil, 15%. Mais de 500 pessoas se inscreveram para 60 vagas da GCM.

“Em 2002 eram 36 homicídios por mês. Vocês começaram num momento diferenciado. Outra resistência era a rejeição que a Guarda tinha especialmente da Polícia Militar, embora os que prestavam serviço na cidade tenham entendido que a GCM vinha ocupar um espaço vazio, o da polícia presente, mais humanizada”.

Expansão e láureas

Depois de ouvir frase de incentivo do comandante da GCM, Dirceu Alves – “Sempre que precisarem de estímulo, olhem para trás e vejam todas as suas conquistas” – e notícia em primeira mão do secretário Paulo Giannini – a cidade terá micro-ônibus equipado com câmeras, que trabalhará acoplado à Central de Monitoramento e permitirá instalação de câmeras nas escolas –, GCMs se emocionaram ao receber Láurea de Mérito Pessoal. Ela foi criada pelo Decreto nº 89/2007, para premiar GCMs por seus méritos pessoais ou coletivos e foi concedida de 1º ao 4º grau, nas quatro categorias:

Láurea de 1º Grau: inspetor GCM Rildo do José Martins, inspetor GCM Marco Antônio Pinto Viana, GCM 1ª Classe Ronaldo Douglas de Carvalho e GCM 2ª Classe Cristiano Aggio Vilella.

Láurea de 2º Grau: Cláudio José da Rocha, Marco Antonio Pinto Viana e Rildo José Martins.

Láurea de 3° Grau: Agnaldo Gomes de Andrade, Alexandre Felix de Lima, Edvaldo Barbosa Dias, Joaquim Augusto Vieira Gaia, José Rosemário Domingos de Melo, Manoel Pinheiro Teixeira Neto, Pedro Cesar Silveira dos Santos, Sérgio Ricardo Lodetti e Tiago Luiz Barros da Cruz.

Láurea de 4º grau: Anderson Taveira Lopes, Carlos Cleber da Silva, Daniel de Freitas Saraiva, Edílson Alves da Silva, Eduardo Batista da Silva, Erlon Hartmann, Gelson Mateus das Chagas, Gilson Tomas dos Santos, Leandro Rodrigues Costa, Marcelo Amaral do Rosário, Marco Antonio da Silva, Reginaldo da Silva, Willian Ferreira, Willians Alexandre Paredes Suarez.

Foi feita exibição do vídeo mostrando GCMs em ação e homenageada a esposa do GCM Aloísio (falecido), Débora Aranega.

Compareceram ainda ao evento: Itamar de Souza Lourenço, presidente da Associação da GCM local; Nelson Conrado da Silva, presidente do Conseg; Higino Grigio, delegado do 1º DP Pirajuçara; o presidente da Câmara, Sandoval (Doda) Soares Pinheiro, e os vereadores Cidão do Táxi, Jéferson do Caminhão do Lixo, Drª Bete, Gilvan da Saúde, Rosana Almeida, João Leite, Gilson Oliveira, Edvânio Mendes, Ney Santos, Carlinhos do Embu, entre outros. 

 

----
Compartilhe nas redes sociais