Município participa de oficina do programa “Mais Médicos” do Governo Federal

23/07/2013 - 0:00
Município participa de oficina do programa “Mais Médicos” do Governo Federal
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Magali Fihlie participou dia 23/7 da Oficina de Adesão dos Municípios ao ‘Programa Mais Médicos’, do Ministério da Saúde. Embu das Artes já fez seu cadastro no programa do Governo Federal visando a vinda de novos profissionais de medicina para o município. A oficina foi realizada na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade em São Paulo.

O programa foi apresentado por Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. Na ocasião, representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O secretário explicou os principais pontos do programa, como a política emergencial de contratação dos médicos, os investimentos na infraestrutura do sistema público e na abertura de vagas em novos cursos a serem criados, que permitirão que em 2026 o país tenha 2,7 médico por mil habitantes, média de Alguns países europeus. E ressaltou a prerrogativa do Governo na regulação do trabalho médico no País. "A Constituição determina que é responsabilidade do Sistema Único de Saúde organizar e regular os recursos humanos para a saúde".

Embu das Artes cadastrou seis Unidades Básicas de Saúde (UBS): Valo Verde, Jd. Independência, Jd. Nossa Senhora de Fátima, Santa Emília, Vista Alegre e Santa Tereza. Além disso, também pelo Programa, foram solicitados 21 médicos para cumprir carga horária semanal de 40 horas.
O Programa
Tem por objetivo ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como municípios do interior e periferias das grandes cidades. Prevê mais investimentos em infraestrutura de hospitais e unidades de saúde. A proposta é expandir o número de vagas de medicina e residência médica, além de aprimorar a formação médica no Brasil.
Primeiro, as vagas serão oferecidas a médicos brasileiros, interessados nesta área de atuação. Caso as vagas não sejam todas preenchidas, serão aceitas candidaturas de estrangeiros, com objetivo de resolver situações emergenciais. A data prevista para início dos médicos brasileiros é 2/9 e dos estrangeiros 18/9 para estrangeiros.
----
Compartilhe nas redes sociais